Mais
×

Como ensinar ciência e tecnologia para séries iniciais

Atualizado em 17 abril, 2017

Tecnologia e ciência dominam manchetes e exercem influência sobre todas as facetas da sociedade. Algumas crianças facilmente se interessam por essas áreas, enquanto outras lutam para apreciá-las. O ensino para alunos de séries iniciais ajuda as crianças a considerar assuntos de ciência e tecnologia divertidos e relevantes. Os professores devem concentrar-se nesses conceitos como aventuras e experiências, em vez de aulas comuns. Também é útil lembrar às crianças que a ciência e a tecnologia preparam-nas para explorar o mundo de maneiras interessantes.

Instruções

Ferramentas de pesquisa seguras podem ajudar crianças a ver como a tecnologia pode ser útil (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Ensine usando materiais didáticos que unam ciência e tecnologia.

  2. Planeje visitas de campo a museus que enfatizem tecnologia. Alguns museus possuem espelhos "antigravidade" e em outros as crianças podem fazer os próprios experimentos no laboratório de bioquímica, por exemplo.

  3. Prepare aulas que introduzam as crianças à tecnologia e que estimulem a criatividade delas. Um exemplo é deixá-las imaginar, desenhar e colorir o que pensam haver dentro de um computador. Quando terminarem, você pode mostrar a elas um exemplo de placa mãe, um chipset e outras partes da máquina.

  4. Ensine-as a surfar na internet com as ferramentas adequadas para crianças. KidRex, do Google, e Quinturas Kids são ótimos sites de pesquisa para projetos de ciências e relatórios de livros.

  5. Inclua filmes na sala, como "Transformers", ou desenhos de animação, como "Looney Tunes", para começar uma conversa sobre as leis de Newton. Deixe as crianças brincarem com câmeras de vídeo, capturando e reproduzindo conteúdos conforme desejarem.

  6. Introduza os mais jovens às maravilhas do espaço, um ambiente que envolve tecnologia e ciência. O NASA's Space Place usa conteúdos simples e gráficos claros para discutir sobre o sistema solar, oferece jogos e quebra-cabeças e posta informações novas diariamente, chamadas "Fact of the Day" (Fato do dia). Há muitos outros sites sobre o tema na internet.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article