Mais
×

Como ensinar os cinco sentidos para crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se os seus filhos estão curiosos para saber como o corpo e o cérebro trabalham juntos, aqui mostraremos alguns exercícios divertidos para ensinar às crianças sobre seus corpos, o mundo ao redor deles e de como vivenciá-lo através dos cinco sentidos. Ao mostrar cada um dos cinco sentidos, você pode dizer às crianças que o corpo normalmente usa mais de um órgão sensorial para decifrar o que está acontecendo. Seus filhos vão se surpreender com a forma com a qual o cérebro funciona com as informações que recebe através de cada um dos sentidos, e se impressionaram ao saber como as pessoas dependem dos sentidos. Mostraremos algumas maneiras de fazer com que as crianças se interessem por essa ciência humana fundamental.

Instruções

Ensine os cinco sentidos para as crianças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Explique para as crianças que existem cinco sentidos básicos que em conjunto nos ajudam a sentir o mundo ao nosso redor. Nomeie todos os sentidos. Diga a eles que você mostrará como cada um é importante. Comece com a visão. Coloque uma venda nos olhos da criança e diga para que ela tente caminhar lentamente de um quarto de sua casa para outro. Se ela quiser, deixe-a tentar executar uma tarefa simples, como colocar um cinto de segurança no carro ou fazer um sanduíche. Seu filho perceberá rapidamente como a visão é importante.

  2. Use a venda novamente para o sentido do tato. Mantenha uma variedade de objetos por perto até que a criança as tenha sentido sem olhar. Veja se ela consegue identificar os objetos através do toque.

  3. O som pode ser demonstrado fazendo a criança fechar os olhos e cobrir com força suas orelhas. Vá para vários cômodos da casa e bata palmas. Deixe elas escutarem só com um ouvido, batendo palmas em lugares onde elas pensem que você esteja. Tente isso deixando os olhos dela fechados e os ouvidos livres, para melhorar sua capacidade de escuta.

  4. Use a venda novamente para o cheiro. Coloque uma variedade de alimentos próximos ao seu nariz, um por um, e peça-a que adivinhe qual é o alimento se utilizando apenas do cheiro. Você também pode tentar usar algum objeto doméstico que tenha um odor distinto para ver se ela adivinha.

  5. Use os mesmos alimentos para um teste de paladar. Coloque a venda nos olhos da criança e faça-a adivinhar qual é o alimento, através do paladar e sem auxílio visual. Faça-a apertar o nariz e veja-a deduzir o quanto o gosto e cheiro estão ligados um com outro. Alguns alimentos perdem o seu sabor quando se está com o nariz fechado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article