Como ensinar conceitos de moedas para crianças com autismo

Escrito por michelle brunet | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar conceitos de moedas para crianças com autismo
Incorpore moedas reais em um plano de aula de matemática para alunos com autismo (coins image by Tomasz Nowicki from Fotolia.com)

O autismo é um transtorno de espectro, o que significa que estudantes com essa característica podem ter um rendimento alto ou baixo, verbal ou não verbal. Estratégias de ensino para um aluno autista podem não funcionar com outro. No geral, indivíduos desse tipo se relacionam com interpretações visuais e táteis. Ao ensinar moedas como parte do currículo acadêmico de matemática e vida diária, muitas oportunidades se abrem para atividades usando manipulações, aguçando os sentidos da visão e do tato. Forneça planos de lições com moedas para cada aluno individualmente, baseando-se nos seus estilos de aprendizado e interesses.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Moedas
  • Recortes de moedas
  • Gráfico de denominações de moedas
  • Adereços para uma loja falsa
  • Letreiros numéricos
  • Linhas numéricas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Trabalhe com cada aluno individualmente ao apresentá-los a cada tipo de moeda diferente. Apresente um de moeda por vez.

  2. 2

    Coloque a moeda na mão do aluno e diga seu nome e valor. Aponte para um letreiro com o nome e valor da moeda. Repita esse procedimento para cada uma e pratique até que o aluno seja capaz de reconhecer cada uma, seja por apontar para os letreiros ou por dizer o nome e valor da moeda.

  3. 3

    Conte com os alunos as moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos. Pratique visualmente apontando as respectivas linhas numéricas; se o aluno for mais verbal, pratique com ele em voz alta além de usar as linhas numéricas.

  4. 4

    Ensine seu aluno sobre combinações de moedas, como duas moedas de cinco centavos são iguais a uma de dez, pedindo para ele colocar duas moedas de cinco no topo de um letreiro de 10 centavos ou sob um recorte de moeda de 10. Repita esse procedimento com diferentes combinações de moedas, incluindo variações que somam um real.

  5. 5

    Faça um gráfico, conforme recomenda o site "Autism Help For You", que demonstre visualmente quantas de cada moeda formam um real e quantas moedas menores formam cada combinação maior. Escreva os nomes e números das moedas no gráfico também. Trabalhe com o aluno propondo questões e pedindo para ele contar ou apontar no gráfico. Se o aluno falar, encoraje-o a dar respostas visuais ou verbais.

  6. 6

    Ensine seu aluno alguma música relacionada com moedas, se seu aluno possui alguma afinidade para aprender com música ou canto ao invés da fala.

  7. 7

    Crie uma falsa loja para seu aluno para que ele possa praticar, aceitando pagamentos e fazendo trocas por itens. Use adereços que sejam relacionados com os gostos favoritos de seu aluno ou um assunto no qual ele é fixado e anexe uma etiqueta de preço a cada item. Se ele gostar de desenhar, pode-se ainda fazer peças artísticas como propaganda para a loja.

  8. 8

    Pratique com seu aluno comprando itens contando as moedas certas para pagar.

  9. 9

    Deixe o aluno ser o dono da loja para que ele possa praticar a contagem de trocos. Use a mesma técnica que tiver obtido sucesso no passado no ensino da subtração. Escrever a operação em um pedaço de papel pode ajudar mais do que dizer a operação em voz alta.

  10. 10

    Reserve um tempo para que seus alunos pratiquem entre si. Por exemplo, quando um deles estiver confortável "trabalhando na loja", convide um ou mais de seus colegas para vir às compras.

  11. 11

    Permita a seus alunos jogarem jogos online que sejam visualmente estimulantes e relacionados a moedas, se ele tiver afinidade por elas. A seção de recursos possui três exemplos de jogos desse tipo.

Dicas & Advertências

  • Transforme qualquer planilha de dinheiro em uma experiência tátil e tridimensional. Por exemplo, ao invés de pedir ao estudante para circular moedas em uma página, ofereça a ele recortes de moedas que ele possa manipular fisicamente para chegar na resposta correta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível