×
Loading ...

Como ensinar os conceitos de sujeito e predicado para alunos do primário

Atualizado em 17 abril, 2017

Ensinar a estrutura de uma oração para alunos da escola primária pode ser difícil. Sujeitos, predicados, substantivos e verbos são conceitos abstratos que os alunos mais jovens acham difícil de compreender. A chave para ensinar os tipos de sujeito de uma sentença para alunos do primário é fazer com que as aulas sejam interativas. Gaste menos tempo nas definições e mais tempo criando sentenças.

Instruções

Aulas interativas ajudam as crianças a aprenderem como identificar sujeitos e predicados (happy kids image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com)
  1. Conete o conceito de oração à língua falada. Os alunos utilizam sentenças com sujeitos e predicados todos os dias quando falam com seus amigos, com a sua família e na sala de aula. Comece uma conversa na qual os alunos respondam a perguntas sobre eles mesmos. Enquanto eles respondem, escreva no quadro as orações que eles falarem que contenham sujeito e predicado ou, para ser mais simples, um sujeito e um verbo.

    Depois de escrever algumas orações, pergunte aos alunos se eles sabem o que você escreveu no quadro. Enquanto eles respondem, traga-os cada vez mais próximos da definição de uma oração: um grupo de palavras organizadas de uma certa maneira para formar um pensamento ou uma ideia. Explique que cada oração possui uma palavra que representa ação e um palavra que remete a alguém ou a alguma coisa que pratica essa ação. Essas palavras são chamadas de predicado, ou verbo, e de sujeito, que pode ser um substantivo ou um pronome.

    Loading...
  2. Faça uma demonstração da ideia de verbos como palavras que representam ação. Exemplifique esse tipo de palavras para os seus alunos. Enquanto você caminha, diga a eles que “andar” é uma palavra de ação. Enquanto fala, diga que o verbo “conversar” é uma palavra de ação. Peça aos alunos para darem exemplos de outras palavras que expressem ação. Depois que os alunos já tiverem entendido a ideia de uma palavra que descreva uma ação, conte a eles que essas palavras são chamadas de “verbo” e que eles são uma parte essencial de uma oração. Peça aos alunos para identificarem os verbos nas orações escritas no quadro.

  3. Mostre aos alunos que sujeito é “quem pratica a ação” descrita pelas palavras de ação da oração. Logo após os alunos terem compreendido a ideia de verbos, ou ações, e o papel deles nas orações, explique que cada ação necessita de alguém que a pratique e que “quem pratica a ação” é a estrela da sentença. Sem um sujeito, o leitor não saberá quem ou o que está andando, conversando, escrevendo ou praticando a ação e, portanto, a oração estará incompleta. Peça a um aluno para praticar uma ação. Enquanto ele pratica essa ação, use o nome dele para dizer aos demais alunos que o aluno em questão é “quem pratica a ação” e, portanto, o sujeito da oração.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...