Como ensinar os conceitos de sujeito e predicado para alunos do primário

Escrito por lynn wolf | Traduzido por vanessa magela da silva santos
Como ensinar os conceitos de sujeito e predicado para alunos do primário
Aulas interativas ajudam as crianças a aprenderem como identificar sujeitos e predicados (happy kids image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com)

Ensinar a estrutura de uma oração para alunos da escola primária pode ser difícil. Sujeitos, predicados, substantivos e verbos são conceitos abstratos que os alunos mais jovens acham difícil de compreender. A chave para ensinar os tipos de sujeito de uma sentença para alunos do primário é fazer com que as aulas sejam interativas. Gaste menos tempo nas definições e mais tempo criando sentenças.

Instruções

  1. 1

    Conete o conceito de oração à língua falada. Os alunos utilizam sentenças com sujeitos e predicados todos os dias quando falam com seus amigos, com a sua família e na sala de aula. Comece uma conversa na qual os alunos respondam a perguntas sobre eles mesmos. Enquanto eles respondem, escreva no quadro as orações que eles falarem que contenham sujeito e predicado ou, para ser mais simples, um sujeito e um verbo.

    Depois de escrever algumas orações, pergunte aos alunos se eles sabem o que você escreveu no quadro. Enquanto eles respondem, traga-os cada vez mais próximos da definição de uma oração: um grupo de palavras organizadas de uma certa maneira para formar um pensamento ou uma ideia. Explique que cada oração possui uma palavra que representa ação e um palavra que remete a alguém ou a alguma coisa que pratica essa ação. Essas palavras são chamadas de predicado, ou verbo, e de sujeito, que pode ser um substantivo ou um pronome.

  2. 2

    Faça uma demonstração da ideia de verbos como palavras que representam ação. Exemplifique esse tipo de palavras para os seus alunos. Enquanto você caminha, diga a eles que “andar” é uma palavra de ação. Enquanto fala, diga que o verbo “conversar” é uma palavra de ação. Peça aos alunos para darem exemplos de outras palavras que expressem ação. Depois que os alunos já tiverem entendido a ideia de uma palavra que descreva uma ação, conte a eles que essas palavras são chamadas de “verbo” e que eles são uma parte essencial de uma oração. Peça aos alunos para identificarem os verbos nas orações escritas no quadro.

  3. 3

    Mostre aos alunos que sujeito é “quem pratica a ação” descrita pelas palavras de ação da oração. Logo após os alunos terem compreendido a ideia de verbos, ou ações, e o papel deles nas orações, explique que cada ação necessita de alguém que a pratique e que “quem pratica a ação” é a estrela da sentença. Sem um sujeito, o leitor não saberá quem ou o que está andando, conversando, escrevendo ou praticando a ação e, portanto, a oração estará incompleta. Peça a um aluno para praticar uma ação. Enquanto ele pratica essa ação, use o nome dele para dizer aos demais alunos que o aluno em questão é “quem pratica a ação” e, portanto, o sujeito da oração.