Mais
×

Como ensinar uma criança a usar uma bússola

Atualizado em 17 abril, 2017

Aprender a ler uma bússola pode ser uma experiência divertida e empolgante para as crianças. A bússola, uma ferramenta de navegação usada para encontrar a direção, é um simples objeto que até mesmo uma jovem criança pode torna-se proficiente em usar. Uma variedade de exercícios da vida real que envolve a leitura de mapas e habilidades de resolução de problemas pode ajudar a criança a desenvolver um entendimento de como a bússola pode ser uma proveitosa ferramenta diária. Por incorporar movimentos e jogos práticos, elas vão rapidamente ganhar entusiamo para suas novas habilidades.

Instruções

Métodos de memorização facilitam as crianças a compreenderem a leitura de mapas e o uso da bússola (compass image by JCVSTOCK-ES from Fotolia.com)

    Orientações

  1. Inicie por ensinar a criança as quatro direções básicas: norte, leste, sul e oeste. Uma maneira fácil de ajudar-las a lembrar disso é a de usar o mecanismo mnemônico, tais como "Nunca Esfregue Sabão no Olho " ou "Nunca Experimente Só Waffles". Mostre-as como cada letra na expressão significa uma direção ( o ''n'' em ''nunca'' significa ''norte''), e ensine-os qual a ordem das direções, em mecanismo de memorização, é a mesma que na rotação dos ponteiros do relógio.

  2. Mostre as crianças um mapa básico e apresente a rosa dos ventos (uma representação unidimensional de uma bússola tipicamente caracterizada no canto do mapa). A rosa dos ventos marca de ambos os lados as quatros direções e as direções intermediárias (nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste). Proporcione oportunidades de praticar a leitura das direções intermediárias no mapa.

    Com mecanismos de memorização, você pode ensinar as crianças as direções cardeais
  3. Mostre as crianças uma bússola e explique que ela vai sempre apontar para o norte. Possibilite-as de praticarem desviando seus corpos em diferentes direções e movimentando a bússola em vários lugares, anotando qual direção a bússola apontou cada vez.

  4. Pratique demonstrando outras direções que não seja o norte. O sul é a mais fácil de demonstrar, uma vez que é simplesmente o oposto do norte. Se você desejar ir para o sul, você apenas vá ao caminho oposto que a bússola está apontando. Demonstre o oeste, vá para a esquerda da seta da bússola. Você pode brincar um jogo "Qual o caminho" no qual você tem que fazer a criança dar três passos em uma direção específica, então, três passos em outra direção, assim por diante, terminando em um lugar específico pré determinado.

  5. Uma vez que as crianças são proficientes em interpretação básica de mapas usando uma simples bússola, elas podem unir as duas habilidades e começar usar a bússola para chegar de uma localidade a outra. Isto pode ser feito criando uma caça ao tesouro imaginário ou embarcando em uma viagem de ''destinos misteriosos'' no carro, ou através de outras práticas divertidas de jogos.

Dicas

  • Uma autêntica maneira de praticar habilidades de leitura de bússola é em carros. A criança tem que determinar a direção que o veículo está se dirigindo em cada curva, e também no contexto da viagem como um todo. Por exemplo, você pode perguntar: ''se estamos nos dirigindo a leste para chegar à escola, qual caminho vai nos conduzir para chegar em casa?".
  • Com um grupo maior de crianças, você pode colocar estudantes em pares ou trios e eles têm que dividir uma bússola, completando as atividades juntos, enquanto você facilita a discussão.

O que você precisa

  • Mapa básico com uma rosa dos ventos (desenho de uma bússola)
  • Bússola funcional
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article