Educação e ciência

Como ensinar as crianças do ensino fundamental a escrever um parágrafo

Escrito por samuel hamilton | Traduzido por sabrina queiroz
Como ensinar as crianças do ensino fundamental a escrever um parágrafo

Use a energia e a familiaridade da crianças com sanduíches para ensiná-las como escrever parágrafos

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

A deficiência que os alunos do ensino fundamental têm em estruturar e compor um parágrafo compreensível, é compensada em energia, entusiasmo e imaginação. Explore o ponto forte dos seus alunos com ferramentas que podem ajudá-los a serem melhores escritores, isso faz com que os professores usem a energia e a imaginação da criança, assim como a sua propensão em aprender tocando nas coisas durante o processo de escrita. Fazendo isso, você pode ter certeza de que as crianças permanecerão comprometidas e atentas durante toda a aula de redação.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel pautado
  • Tesoura
  • Papel
  • Canetas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desenhe uma linha paralela para os alunos entre um parágrafo e um simples sanduíche. Peça a eles que façam uma lista dos ingredientes do sanduíche, e descreva o que cada ingrediente faz. Se tiver difícil para eles, use lembretes úteis ou providencie a eles alguns ingredientes para um sanduíche. No final, eles devem se lembrar que o sanduíche tem dois pedaços de pão que faz o suporte do sanduíche, talvez um tipo de condimento que acrescenta sabor, e algum tipo de recheio como queijo ou carne que é a parte principal do sanduíche. Junte cada ingrediente do sanduíche para um elemento básico de um parágrafo, dessa maneira: os pedaços de pães são tópicos de frases iguais, o condimento é uma elaboração ou uma descrição mais detalhada da frase de abertura e o recheio (carne, pasta de amendoim, etc) é a carne ou o corpo do parágrafo.

  2. 2

    Mostre aos estudantes a análise de vários modelos de parágrafos que seguem o modelo de sanduíche para estruturar um parágrafo. Primeiro, mostre aos alunos exemplos completos que tenham um tópico de abertura (o pão de cima), uma frase de descrição que complementa a sentença (o condimento), várias frases relacionadas ao primeiro tópico (o recheio) e uma frase concluindo ou resumindo (o pão de baixo). Você pode depois colocar exemplos de parágrafos que estejam faltando um ou mais de sua estrutura principal. Por exemplo, o parágrafo que não tenha um tópico de abertura, ou um parágrafo que não tenha uma frase do corpo do texto.

  3. 3

    Oriente os alunos na construção de recortes representando os ingredientes físicos de um sanduíche. Peça a eles que cortem pedaços de papel em forma de pães, condimentos e de vários recheios, como um pedaço de presunto ou de queijo.

  4. 4

    Providencie aos seus alunos um parágrafo confuso. Instrua a eles que coloquem as frases na ordem correta, que o parágrafo está fora de ordem e que eles têm que reordenar para que faça sentido, e que parte do parágrafo representa cada componente do sanduíche.

  5. 5

    Leia cada sentença em voz alta e peça aos estudantes que segurem os recortes que representam a parte do sanduíche que eles acreditam que a sentença representa. Por exemplo, você deve ler a sentença, "Era uma vez, hã milhões de anos atrás, dinossauros que passeavam pela Terra." Os alunos poderiam segurar o recorte (nesse caso, o recorte da parte de cima do pão) para indicar que essa frase deve ser o tópico principal.

  6. 6

    Peça aos alunos para compor um parágrafo juntos sobre a classe ou um objeto na sala de aula usando o método do parágrafo sanduíche. As crianças devem ser capaz de trabalhar juntas e fazerem um parágrafo simples. Por exemplo, "Senhorita Smith tem uma maçã grande e vermelha sobre a mesa. Jimmy deu a Senhorita Smith a maçã esta manhã. A maçã é deliciosa. Também é boa para a Senhorita Smith. Senhorita Smith é muito agradecida pela maçã grande e vermelha sobre a sua mesa."

  7. 7

    Coloque-os em grupo de dois ou três e peça que escrevam um segundo parágrafo sobre um outro objeto na sala usando o mesmo método.

  8. 8

    Divida os parágrafos para os grupos de alunos da classe. Peça a classe que segure os seus recortes indicando o que cada frase representa na construção do parágrafo sanduíche.

  9. 9

    Peça aos alunos que escrevam individualmente um parágrafo sobre um objeto ou uma pessoa de sua casa usando o método do parágrafo sanduíche. Pode ser feito em sala de aula ou em casa.

  10. 10

    Divida, discuta e corrija os parágrafos que os alunos escreveram individualmente sobre algum objeto ou sobre uma pessoa de casa, enfatizando cada componente do parágrafo.

Dicas & Advertências

  • Se tiver algum desentendimento durante o parágrafo confuso, tenha certeza de agir com calma para investigar cada possibilidade antes de tomar uma decisão.
  • Circule pela sala durante o trabalhos individuais e em grupo.
  • Se o grupo ou o aluno compor um parágrafo que não segue o método ensinado, peça aos outros alunos para ajudá-lo a reescrever o parágrafo se encaixando no método.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media