Como ensinar crianças a lidarem com suas emoções

Escrito por naomi millburn | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar crianças a lidarem com suas emoções
Coloque seu filho no caminho certo para lidar com as emoções (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ser pai ou mãe pode ser um dos trabalhos mais exigentes do mundo. É sua responsabilidade guiar seu filho de todas as maneiras possíveis, desde ensiná-lo a como tratar as pessoas adequadamente e ter respeito por si mesmo, até mostrá-lo como lidar corretamente com seus sentimentos. Crianças são cientes de suas emoções desde muito cedo, seja frustração, raiva, ciúme ou tristeza. Ajude-os a aprenderem como lidar com os sentimentos de uma maneira saudável.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Encoraje seu filho a falar sobre seus sentimentos. Dê oportunidades para que ele se abra com você sobre tudo. Compartilhar suas emoções pode servir como uma saída positiva para retirar esse peso de seu peito. Mostre à criança que seus sentimentos são importantes e válidos para você, escutando atenta e pacientemente. Embora a discussão não necessariamente resolva completamente o problema de seu filho, provavelmente o ajudará e lhe dará uma certa tranquilidade e conforto. Além disso, a conversa pode ajudá-la a identificar o que esteja realmente acontecendo.

  2. 2

    Ensine seu filho sobre os tipos de emoções. Ajude-o a ganhar a habilidade de nomear o que está sentindo. Passe algumas das emoções mais comuns, como felicidade, tristeza e raiva. Explique os significados delas, demonstrando-as à criança. Para mostrar a felicidade, por exemplo, abra um largo sorriso e faça uma dança feliz. Considere usar acessórios também, como alguns de seus bichos de pelúcia favoritos.

  3. 3

    Estabeleça um exemplo para lidar com os sentimentos. Seja um exemplo para seu filho, mostrando a ele como lidar com as emoções na vida cotidiana. Por exemplo, se você estiver se sentindo chateada com alguma coisa, comunique-se abertamente com a criança sobre isso. Se um parente próximo estiver no hospital, conte ao seu filho. "Tia Graça está no hospital essa semana. Eu fico triste com isso, então provavelmente vou ficar meio quieta hoje, pensando nisso".

  4. 4

    Leia para seu filho. Procure livros e histórias infantis que detalhem as emoções e como lidar com elas de forma eficaz. Esses tipos de histórias não só fazem seu filho sentir que não está sozinho, mas também dá a ele exemplos sólidos de como os personagens passaram por situações difíceis e prevaleceram.

  5. 5

    Ensine ao seu filho métodos aceitáveis de como lidar com os sentimentos. Mostre vários cenários emocionais diferentes e ofereça à criança maneiras apropriadas de lidar com eles. Se ele estiver com raiva, diga que nunca é certo bater em um de seus irmãos e mostre como lidar com esse sentimento. Diga algo como "Chute uma bola se estiver se sentindo triste. Faça algum esporte para aliviar a raiva, mas nunca machuque outra pessoa, não importa como estiver se sentindo no momento".

Dicas & Advertências

  • Sempre que perceber seu filho lidando com uma situação emocional de maneira positiva e produtiva, tome conhecimento e o elogie para encorajá-lo a continuar com esse comportamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível