Como ensinar fatores com um jogo de dominós

Escrito por goody clairenstein | Traduzido por maria itokazu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar fatores com um jogo de dominós
Use o dominó para ensinar fatores para seus alunos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O dominó é uma ferramenta educacional de rara versatilidade. Jogos matemáticos que utilizam o dominó podem envolver grupos maiores ou menores de estudantes de todos os níveis de habilidade. O dominó pode ser usado para ensinar como identificar os fatores de um número e como multiplicar e dividir para encontrá-los.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Jogo de dominós

Lista completaMinimizar

Instruções

    Encontre os fatores

  1. 1

    Divida a classe em grupos de dois ou três estudantes. Cada grupo deve receber um número igual de dominós distribuídos ao acaso.

  2. 2

    Escreva um número que não seja primo no quadro. Os grupos terão de 5 a 10 minutos para encontrar todos os fatores daquele número nos dominós que receberam. Vale apontar tanto os dominós em que os dois lados são fatores do número escolhido quanto os dominós em que apenas um lado é fator.

  3. 3

    Verifique o trabalho de cada grupo para garantir que foram identificados todos os fatores possíveis. Escreva todos os fatores do número escolhido no quadro. Incentive a participação dos alunos na tarefa de completar a lista de fatores.

  4. 4

    Pergunte para a turma o que os fatores daquele número específico têm em comum. Por exemplo, para números que terminam em 0, qualquer número menor que termine em 5 ou 0 será um fator. Números pares são sempre divisíveis por 2.

  5. 5

    Repita a atividade por algumas rodadas até que os estudantes peguem o jeito ou até o fim da aula.

    Multiplicação

  1. 1

    Divida a classe em grupos de dois ou três estudantes. Cada grupo deve receber um número igual de dominós distribuídos ao acaso.

  2. 2

    Os grupos terão de cinco a dez minutos para multiplicar os dois lados de cada dominó e anotar o resultado. Os dois números multiplicados são fatores do produto ou resultado.

  3. 3

    Peça que os grupos digam quais outros números que aparecem nos dominós também são fatores dos produtos que eles encontraram. Os grupos devem anotar suas respostas numa folha.

  4. 4

    Escolha um grupo ou aluno voluntário para descrever os seus resultados para a turma. Liste os produtos e fatores encontrados pelo grupo no quadro e incentive a participação dos outros alunos na tarefa de completar as listas de fatores.

  5. 5

    Peça que os estudantes descrevam que características de um certo produto fazem com que ele seja divisível por um certo número. Por exemplo, todos os números inteiros são divisíveis por 1. Apenas os números pares são divisíveis por 2. Explique aos alunos que, se um número é divisível por outro número, o resultado dessa divisão também é um fator.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível