Como ensinar frações equivalentes a alunos da terceira série

Escrito por michael e carpenter | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar frações equivalentes a alunos da terceira série
Uma pizza pode ajudar os alunos a entender o conceito de fração equivalente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Frações equivalentes são frações que representam a mesma quantidade mas são escritas de formas diferentes. Por exemplo, as frações 1/3 e 2/6 são frações equivalentes. O conceito de fração equivalente é apresentado na terceira série em muitos currículos. Os alunos podem ter dificuldades e uma ótima maneira de ensinar é dar a eles material manipulável que permita um trabalho manual com as frações.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Quadro
  • Marcadores
  • Planilha de frações
  • Tesouras

Lista completaMinimizar

Instruções

    Demonstração da pizza

  1. 1

    Desenhe dois círculos no quadro e peça que os alunos imaginem que eles são pizzas. Faça linhas dentro dos círculos para criar a mesma fração em cada um. Por exemplo, faça linhas verticais e horizontais para dividir os círculos em quartos. Pinte cada seção de cada círculo para representar 1/4.

  2. 2

    Pergunte aos alunos se as duas frações são iguais. Os alunos devem responder que sim. Então, faça linhas no segundo círculo para dividi-lo em oito partes.

  3. 3

    Escreva a fração 1/4 abaixo do círculo que não foi modificado. Peça que os alunos digam qual seria a fração da seção colorida na segunda pizza. Escreva 2/8 abaixo do segundo círculo quando os alunos responderem corretamente.

  4. 4

    Pergunte aos alunos se as duas frações são as mesmas. Pergunte, "Se esses círculos fossem pizzas e uma fosse cortada em quatro pedaços e a outra em oito pedaços, você pegaria a mesma quantidade de pizza se pegasse 1/4 ou 2/8?".

  5. 5

    Faça linhas acima e abaixo das frações apontando para o numerador e o denominador de cada fração. Peça que os alunos comparem as duas frações. Pergunte como o numerador e o denominados mudam quando o círculo foi cortado em oito partes. Escreva "x 2" nas linhas acima e abaixo das frações.

  6. 6

    Explique para os alunos que o numerador e o denominador foram multiplicados pela mesma quantidade para criar a nova fração quando o círculo foi dividido em oito partes. Isso faz com que as frações 1/4 e 2/8 sejam equivalentes.

  7. 7

    Repita com novos exemplos para demonstrar a ideia de frações equivalentes para os alunos.

    Tiras de fração

  1. 1

    Dê aos alunos planilhas com seções de frações. A folha terá linhas para cada fração. Por exemplo, a linha inicial é 1, para representar um todo, a segunda linha tem duas seções para representar metades e a terceira tem três seções para terços. Um exemplo de planilha com fitas de frações está na seção de "Recursos" ao final do artigo.

  2. 2

    Peça que os alunos cortem a planilha em fitas, mantendo as frações organizadas.

  3. 3

    Escreva uma fração, como 1/2 por exemplo, no quadro. Peça aos alunos para colocar uma de suas fitas de 1/2 no topo do papel. Peça aos alunos que usem as fitas que sobraram para fazer uma que seja do mesmo tamanho da de 1/2. Explique aos alunos que eles não devem misturar as fitas . Os alunos devem usar apenas as fitas de 1/4 ou de 1/8 para fazer a de 1/2.

  4. 4

    Peça aos alunos para darem o número de fitas exigidas para fazer 1/2. Alguns exemplos devem incluir 3 de 1/6, 2 de 1/4 e 4 de 1/8. Peça que os alunos re-escrevam essas como 3/6, 2/4 e 4/8. Explique para os alunos que essas frações são as mesmas que 1/2, o que os seus alunos comprovaram colocando as fitas perto da de 1/2.

  5. 5

    Explique como os números nas frações aumentaram usando multiplicação. Garanta que seus alunos entendam que o numerador e o denominador são multiplicados pela mesma quantidade. Use as fitas para criar frações equivalentes adicionais para praticar com toda a turma.

Dicas & Advertências

  • A multiplicação é muito importante para a compreensão dos alunos sobre as frações equivalentes. Os alunos que tiverem dificuldades de aprendizado com tabuadas podem ter dificuldades com as frações equivalentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível