Como ensinar gráficos de linhas a alunos da primeira série

Escrito por taylor divico | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar gráficos de linhas a alunos da primeira série
Use atividades interativas para ensinar as crianças da primeira série os gráficos de linhas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Gráficos de linhas utilizam uma linha e uma escala com números sequenciais que se associam à quantidade de dados recolhidos. Use o simbolo "X" em um eixo na vertical acima dos números na linha numérica para representar a frequência da quantidade. Ensinar gráficos de linhas à primeira série requer apresentar aos alunos conceitos do ensino pré-escolar como as capacidades de contar e relacionar números. Você pode recolher informação adequada à idade dos alunos da primeira série, de modo a criar e manipular os gráficos de linhas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desenhe uma linha horizontal com números para criar um gráfico de linhas grande em um pedaço de papel pardo. Escreva os números de 0 a 10 no papel, espaçando-os uniformemente. Identifique o gráfico com o título: "Número de pernas".

  2. 2

    Corte fotos de animais com os quais os alunos da primeira série estejam familiarizados. Inclua a foto de um ser humano, pinguim, pássaro, gorila, macaco, gato, cão, porco, vaca, peixe, baleia, crocodilo, cobra e aranha.

  3. 3

    Coloque o gráfico no chão. Peça aos alunos que se sentem em volta do gráfico.

  4. 4

    Aponte e conte os números da linha numérica com eles em voz alta para descrever o gráfico. Diga-lhes que no gráfico, nós usamos um "X" para marcar o local acima do número correto. Leia o título do gráfico para os alunos.

  5. 5

    Segure a foto do animal no ar para mostrar à turma. Efetue um modelo de contagem do número total de pernas dos animais, apontando para as pernas à medida que as conta.

  6. 6

    Pergunte aos alunos: "Quantas pernas eu contei?" Coloque os dedos no ar para representar a quantidade de pernas que foram contadas. Mostre aos alunos como você coloca um "X" acima do número 4 no gráfico de linhas.

  7. 7

    Dê a cada aluno a foto de um animal. Diga aos alunos da primeira série para que contem as pernas do animal. Peça a uma criança de cada vez, para que apresente o animal e a quantidade de pernas dele à turma. Diga ao aluno para escrever um "X" acima do número correspondente no gráfico usando um marcador. Outra opção é permitir aos alunos que escrevam um "X" usando paus de alcaçuz para adicionar um elemento mais divertido à atividade.

  8. 8

    Conte o número de símbolos "X" em voz alta com os alunos para cada número na linha de forma a calcular os totais.

  9. 9

    Repita essa atividade ou outra parecida para ensinar aos alunos da primeira série a análise matemática. Recolha dados sobre tópicos como por exemplo: "Número de animais de estimação" ou "Número de irmãos."

  10. 10

    Crie ou imprima um worksheet com um gráfico de linhas pré-criado para os alunos praticarem de forma independente. Dê às crianças uma bolsa com imagens de veículos e peça a eles para marcarem o símbolo "X" de forma a mostrar a quantidade de rodas de cada veículo. Isso ajuda você a determinar a compreensão individual que cada aluno possui do conceito de um gráfico de linhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível