×
Loading ...

Como ensinar habilidades sociais por meio de atividades e jogos pré-escolares

As crianças da pré-escola estão começando a aprender habilidades sociais básicas, como comportamentos publicamente aceitáveis e como ter autocontrole. Na pré-escola, as crianças precisam aprender habilidades para fazer amizades, como ceder a sua vez, comunicar suas necessidades verbalmente e ter empatia pelos outros. Crianças podem se beneficiar de aprender essas habilidades antes de entrar no jardim de infância. Providencie às crianças atividades e jogos estimulantes para ensinar habilidades sociais. Corrija o comportamento inapropriado e elogie a criança quando apresentar comportamento socialmente adequado.

Instruções

Ensine às crianças da pré-escola habilidades sociais providenciando jogos de tabuleiro e incentivando-os a se revezarem (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)
  1. Durante a hora da leitura, compartilhe livros de imagens com as crianças que discutem habilidades de cooperação e da escuta. Alguns exemplos de livros que ensinam essas competências são “Mamãe gansa ensina boas maneiras” de Tony Wolf e “Comunicação e Boas Maneiras para Crianças" de Bellah de Macedo Soares Leite Cordeiro. Faça perguntas sobre a história do livro e incentive as crianças a levantarem suas mãos para responder às perguntas. Deixe as crianças saberem que somente aqueles que levantarem a mão poderão responder.

    Loading...
  2. Jogue “siga o líder”. Faça uma ação e peça a crianças para imitarem essa ação. Por exemplo, pule em um pé ou bate os braços como uma galinha. Realize uma variedade de ações e pergunte às crianças "você pode fazer isso?".

  3. Peça aos alunos para se sentarem em círculo. Dê uma bola para uma das crianças e peça a ela para rolá-la para outra que esteja no círculo e dizer o nome dela. Essa criança, em seguida, rola a bola para outra e diz o nome dela. Garanta que toda criança tenha vez rolando a bola.

  4. Peça aos alunos para se sentarem em círculo com as mãos atrás das costas. Selecione uma criança para passar um amendoim. Peça a ela para andar ao redor do círculo e tocar as mãos de todos os outros alunos, secretamente passando o amendoim para um deles. Peça a todos para adivinharem um por um quem está com o amendoim. Continue até cada criança ter sua vez.

  5. Providencie que os alunos tenham encontros para brincarem. Supervisione as crianças para se certificar de que todos estejam revezando os jogos, usando boas maneiras e cooperando. No caso de uma criança não apresentar boas habilidades sociais, ensine o comportamento adequado a ela. Quando uma criança utilizar habilidades sociais adequadas, parabenize-a.

  6. Brinque de baralho e jogos de tabuleiros com as crianças. Instrua-as para esperarem pacientemente enquanto cada uma tem a sua vez.

  7. Teça uma teia com as crianças usando uma bola de lã. Peça para elas se sentarem em círculo. Sente-se e jogue uma bola de lã para um aluno selecionado. Diga algo que você gosta sobre o aluno que recebeu a bola e depois instrua-o a segurar o fio da lã, jogar a bola para um colega e falar algo que goste sobre essa criança. Continue até todas as crianças receberem a bola.

Loading...

O que você precisa

  • Livros de imagens
  • Bola
  • Amendoim
  • Cartas de baralho
  • Jogos de tabuleiro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...