Como ensinar moda e amplitude para alunos da segunda série

Escrito por emma rensch | Traduzido por thaís dalariva
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Como ensinar moda e amplitude para alunos da segunda série
Sua orientação pode ajudar alunos da segunda série a dominar os conceitos de moda e amplitude (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os alunos de segunda série podem não entender imediatamente por que eles precisam aprender sobre moda e amplitude, mas esses conceitos irão ajudá-los em toda a sua educação matemática e ainda são testados em exames de pós-graduação. Ensine aos alunos da segunda série que moda é a medida do número que aparece mais frequentemente em uma série. Amplitude é a diferença entre o maior e o menor de vários valores. Ambos os conceitos matemáticos são relativamente simples e é possível ensiná-los aos alunos, bastando usar a paciência, repetição e claras explicações e demonstrações.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Papel
  • Lápis
  • Quadro
  • Giz
  • Três pedaços de papel verde
  • Dois pedaços de papel vermelho
  • Quatro pedaços de papel azul

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Instruções

    Ensinando moda a alunos de segunda série

  1. 1

    Escreva uma lista de números em um pedaço de papel. Escreva quantos números quiser, na ordem que desejar, contendo tantos dígitos quanto quiser. Escreva os números em uma fila para evitar confundir os alunos visualmente. Por exemplo, escreva 14, 15, 35, 56, 43, 14, 35, 14, 6.

  2. 2

    Explique aos alunos que o moda é o número inteiro que aparece mais frequentemente. Peça a eles para calcular quantas vezes cada número aparece e lhe dizer que número aparece com mais freqüência. Por exemplo, na sequência acima, a moda é 14.

  3. 3

    Coloque três folhas de papel verde, dois pedaços de vermelho, e quatro de azul na frente dos alunos e peça-os para identificar qual cor de papel aparece com mais freqüência. Em seguida, explique que isso também é procurar pela moda e que eles devem aplicar o mesmo conceito aos números. Ao repetir a explicação usando cores, você pode ajudar alunos, para quem os números são inicialmente confusos.

    Ensinando amplitude a alunos de segunda série

  1. 1

    Mostre aos alunos a mesma lista de números que você usou para ensiná-los sobre moda, que nesse caso é 14, 15, 35, 56, 43, 14, 35, 14, 6. Esses números podem estar em qualquer ordem. Explique que amplitude indica a diferença entre os maiores e os menores números da lista.

  2. 2

    Identifique o maior número, que nesse caso é 56, e o menor número, que nesse caso é 6. Peça aos alunos para subtrair 6 de 56, que é simples o suficiente para a maioria realizar. Formate esse problema de subtração de uma forma que os alunos estão acostumados, para não confundi-los visualmente. Por exemplo: 56 -6 = 50

  3. 3

    Explique que a amplitude é de 50, já que é a diferença entre o maior e o menor números da lista. Repita o exercício com números menores e mais simples se eles estiverem tendo dificuldades com o conceito. Ofereça-lhes métodos alternativos para visualizar a amplitude. Por exemplo, consulte a classe para aprender as idades das crianças. Se o aluno mais velho tem oito e o caçula tem seis, peça aos alunos para resolver o problema 8-6, resultando em 2.

Dicas & Advertências

  • Você pode realizar essas lições em um pedaço de papel se estiver trabalhando com um ou dois alunos, ou em um quadro-negro ou lousa se ​​estiver ensinando para a turma. Se você introduzir esses tópicos para toda a classe ao mesmo tempo, provavelmente precisará ajudar alguns estudantes a revisar se estão lutando com os conceitos e não entendem tão rápido quanto seus colegas.
  • Assegure-se de que seus alunos tenham uma compreensão profunda de ambos os conceitos antes de prosseguir. Estes são os termos fundamentais da matemática, de modo que, se os alunos da segunda série não os dominarem, ficarão cada vez mais para trás em futuras aulas.

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