Como ensinar números para os alunos de inglês como segunda língua (ESL)

Escrito por mike arneson | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar números para os alunos de inglês como segunda língua (ESL)
Embora pareça um assunto fácil, para alguns alunos é difícil aprender números (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Ensinar números para estudantes de inglês como segunda língua (ESL) não é uma tarefa fácil. Alguns compreenderão os conceitos rapidamente, enquanto outros terão dificuldades intermináveis apenas para entender o básico. Para que aproveitem ao máximo as aulas, será necessário uma abordagem da matéria sob uma variedade de perspectivas, uma vez que um único modo de abordar o assunto não necessariamente funcionará para todos os alunos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Itens pequenos para contar (moedas, feijões, etc.)
  • Local para escrever (quadro negro, quadro branco, etc.)
  • Folhas de atividades preparadas pelo professor

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Determine o grau de familiaridade dos alunos com a noção de pluralidade versus singularidade. Uma vez que a maioria dos conceitos numéricos se relaciona com isso, o conhecimento prévio dessas definições reduzirá a confusão que os alunos podem experimentar quando tentarem visualizar a quantidade. Se os alunos não entenderem sobre esses conceitos, passe algum tempo ensinando-os para eles.

    Como ensinar números para os alunos de inglês como segunda língua (ESL)
    É fundamental que os alunos tenham a noção de singularidade e pluralidade (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. 2

    Uma vez que os alunos demonstram compreender a singularidade e a pluralidade, introduza os primeiros 11 números a eles, de zero até dez. Escreva os números no quadro e faça com que os alunos façam a contagem deles. Nesse ponto, talvez ajude dar a cada estudante um número dos itens contáveis que você trouxe para a aula. Não se preocupe em dar dez itens para cada um. Se alguns alunos tiverem mais ou menos que outros, isso ajudará na aula.

  3. 3

    Fale sobre cada número individualmente. Peça aos alunos para levantarem as mãos quando você disser o número de itens que eles têm. Desse modo, pode-se fazer uma revisão na mesma aula, fazendo perguntas como, "Quem tem sete feijões?" e é possível falar sobre tempo verbal, posse e números ao mesmo tempo. Pode-se também pedir aos alunos para considerarem os números de uma forma abstrata. "Alguém aqui tem três itens de alguma coisa?" Os alunos podem usar o vocabulário para nomear os objetos que não têm nas mãos. Essa atividade permitirá a você avaliar as habilidades de falar e ouvir.

    Como ensinar números para os alunos de inglês como segunda língua (ESL)
    Pergunte aos alunos quantos objetos eles têm nas mãos (Gary Houlder/Lifesize/Getty Images)
  4. 4

    No final da aula, distribua folhas de atividades que requeiram que os alunos identifiquem números, tanto por nome como por quantidade de itens. Números mais altos podem ser introduzidos através desses exercícios e discutidos em aula depois. As atividades também podem ser usadas para revisar a lição do dia. Uma vez que as atividades são criadas pelo professor, elas podem ser adaptadas para ambos os usos. Leve em consideração incluir uma lição de casa que requeira que o aluno escreva sentenças que respondam questões relacionadas aos números aprendidos em sala de aula. Também pode-se dar uma pequena história de poucas sentenças ou parágrafos que envolva os números aprendidos. Você pode pedir aos alunos que leiam as histórias na próxima aula para uma atividade de áudio extra e prática de conversação. O professor também pode avaliar a compreensão do aluno sobre os conceitos. As atividades e lições de casa permitirão a você verificar as habilidades de leitura e escrita dos alunos.

  5. 5

    Quando os alunos compreenderem os fundamentos dos números de dez a 20, aprender jogos de números adicionais não será muito difícil. Alunos mais jovens podem aprender a conceituar números maiores através de grupos (e.g., "100 são dez grupos de dez"). Estudantes mais velhos podem aprender números maiores através de exemplos mais abstratos, como o custo de vários produtos. Você também pode ensiná-los a reconhecer números maiores pela quantidade de dígitos, (ex: "#### tem quatro dígitos, o que significa que ele representa um valor de milhares").

    Como ensinar números para os alunos de inglês como segunda língua (ESL)
    Ensine os números maiores através de grupos de algarismos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  6. 6

    Conforme os alunos se familiarizam com números escritos como dígitos, considere escrevê-los graficamente, para os estudantes melhorarem as habilidades de leitura e gramática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível