Educação e ciência

Como ensinar problemas matemáticos a uma criança com discalculia

Escrito por michael e carpenter | Traduzido por lara scheffer
Como ensinar problemas matemáticos a uma criança com discalculia

Saiba como lidar com crianças que sofrem de discalculia

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A discalculia é uma deficiência no aprendizado de matemática. É semelhante à dislexia, mas o indivíduo tem problemas com retenção e confusão com os símbolos matemáticos. De acordo com o site dyscalculia.org, crianças que sofrem dessa deficiência de aprendizado podem ter dificuldade de contar até 100 ou contar de três em três. Ensinar alunos com discalculia geralmente requer remediações e tempo adicionais gastos em problemas relacionados à matemática. Os professores podem ajudar esses estudantes variando os planos de aula e a forma como o material é apresentado.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Materiais manipulativos
  • Lápis de cor
  • Calculadoras
  • Papel de rascunho

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use materiais manipulativos sempre que possível. Eles são peças usadas para demonstrar problemas matemáticos. Por exemplo, em uma soma como 3 + 4, um aluno colocará a sua frente 3 peças vermelhas e 4 amarelas. Daí, ele contará manualmente as peças para descobrir a resposta correta.

  2. 2

    Desenhe gráficos para definir claramente os conceitos. Por exemplo, frações podem ser difíceis para todos os alunos. Em vez de escrever o problema como 1/2 + 1/3, desenhe o que essas frações representam no quadro abaixo da fração numérica. Conforme o problema for resolvido, desenhos adicionais devem ser usados para demonstrar o processo e os conceitos usados.

  3. 3

    Divida os problemas em componentes menores para alunos com discalculia. Estudantes que sofrem com essa deficiência podem ter dificuldade com problemas que requerem vários passos. Ajuste os problemas para usar menos passos ou ajude o aluno criando um sistema de cores para ajudá-los a lembrar que que certos passos são necessários para respondê-lo.

  4. 4

    Use música para reforçar os conceitos matemáticos. Crie canções com melodia para resolver os problemas. As músicas não precisam rimar ou ser uma paródia. Crie uma melodia e dê as instruções nesse ritmo. A melodia e o ritmo constituem outra maneira de ajudar os alunos a lembrar os passos para resolver as contas.

  5. 5

    Deixe que o aluno use os dedos, calculadoras e papel de rascunho durante a aula e em algumas provas. Testes oficiais não permitem o uso de calculadoras, mas os estudantes podem usar o papel de rascunho e os dedos. Um aluno com discalculia resolverá os problemas matemáticos complexos manualmente ao invés de lembrar estratégias. Por exemplo, em uma conta como 6 x 4, o estudante com essa deficiência desenhará seis grupos com quatro componentes e os contará manualmente ao invés de memorizar a tabuada.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media