Como ensinar sobre a cadeia alimentar

Escrito por charlotte johnson | Traduzido por andrea b. balieiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar sobre a cadeia alimentar
Nos Estados Unidos, aprender sobre ciências da vida é uma exigência aos alunos de todas as séries (Seemöwe schluckt Fisch image by openlens from Fotolia.com)

As cadeias alimentares são um conceito importante sobre o qual os alunos devem ser ensinados. De acordo aos padrões nacionais dos Estados Unidos para a ciência, os alunos de todas as séries são obrigados a aprender sobre as ciências da vida. Os padrões das ciências da vida em vários níveis de ensino incluem conceitos relativos a organismos e ambientes, ciclos de vida de organismos, estrutura e função de sistemas vivos, populações e ecossistemas, e a interdependência dos organismos. Ensinar sobre cadeias alimentares é uma parte da implementação deste padrão.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel
  • Lápis ou canetas
  • Imagens ou figuras de plantas e animais
  • Argila de moldagem (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Edificando conceitos

  1. 1

    Pergunte para descobrir conhecimentos prévios. Guie seus alunos em uma discussão em que você os questiona para ver o que eles já sabem sobre as cadeias alimentares.

  2. 2

    Explique os conceitos básicos. A profundidade de sua discussão vai depender do nível de ensino. Discuta como uma cadeia alimentar pode descrever a forma que usam os organismos para obter energia.

  3. 3

    Discuta os papéis dos produtores (plantas, que usam luz, água e dióxido de carbono como energia), consumidores (animais que se alimentam de plantas e outros animais) e decompositores (organismos que obtêm energia a partir da matéria em decomposição).

  4. 4

    Explique as diferenças entre carnívoros (se alimentam de carne), herbívoros (se alimentam de plantas) e onívoros (se alimentam de carne e plantas).

  5. 5

    Mostre ilustrações visuais sobre a cadeia alimentar e discuta vários exemplos.

    Aplicação para alunos mais jovens

  1. 1

    Divida os alunos em grupos de duas a quatro crianças e dê a cada grupo uma coleção de imagens ou figuras que representem a cadeia alimentar. Um exemplo pode ser um pouco de grama, um gafanhoto, um pardal, um falcão e um leão. Os itens da coleção devem estar misturados, e não em ordem.

  2. 2

    Instrua os alunos a montar seus itens, de uma forma lógica, representando uma cadeia alimentar.

  3. 3

    Peça aos estudantes que rascunhem ou escrevam algo sobre suas próprias cadeias alimentares, juntamente a outro exemplo que tenham criado por conta própria.

    Aplicação para alunos mais velhos

  1. 1

    Instrua os alunos a criarem um animal imaginário que deve caber em uma cadeia alimentar estabelecida.

  2. 2

    Forneça os requisitos para que o animal seja predador e presa, e para que os alunos descrevam que tipo de adaptações o animal possui para cumprir com o seu papel na cadeia.

  3. 3

    Faça os alunos escreverem um parágrafo (ou mais) sobre o seu animal, juntamente com um esboço dele. Se você tem o tempo e materiais necessários, você também pode permitir que os alunos criem uma escultura do animal.

  4. 4

    Permita que os alunos leiam sobre suas criações e mostrem-nas à classe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível