×
Loading ...

Como ensinar sobre os cinco sentidos para crianças do jardim de infância

Atualizado em 23 março, 2017

Os cinco sentidos são geralmente ensinados às crianças no jardim de infância. Há muitas opções para isso, e os planos de aula podem ser adaptados para atender às suas necessidades e a de sua classe. A melhor maneira de ensinar as crianças dessa idade é mostrar as coisas na prática.

O jardim de infância é um bom local para introduzir as crianças no mundo dos cinco sentidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Visão

Para ensinar as diferenças entres as cores use vidros coloridos. Ensine sobre combinações de cores colocando os alunos para olhar para um objeto azul, usando óculos vermelhos. Alternativamente, você pode dar-lhes lupas e deixá-los experimentar ver coisas pequenas em com detalhes maiores. Pendurar um diagrama das partes do olho também é uma boa maneira de tornar o ensinamento mais científico.

Loading...

Tato

Pegue sacos de papel e preencha-os com diferentes materiais. Coloque por exemplo, gelatina, pedras, pompons, ou qualquer outra coisa que você tenha em mão. Peça para as crianças colocarem a mão dentro do saco e tocarem os objetos para tentar adivinhar o que está em cada um. Você pode também fazer um livro ou um cartaz com amostras de diferentes texturas.

Audição

Dê às crianças diapasões e mostre-lhes como eles funcionam. Deixe-os experimentar as vibrações e sons. O kazoo é uma outra maneira para que eles compreendam a relação entre vibração e som. Preencha algumas latas com diferentes objetos pequenos e peça para as crianças sacudi-las e tentem adivinhar o que está dentro.

Paladar

Essa é geralmente a tarefa preferida das crianças relacionada aos cinco sentidos. Monte um concurso de teste de sabores para as crianças. Você pode usar limão para amargos, batatas para os salgados, morangos para doce, e assim por diante. Peça para as crianças provarem cada alimento e descrevê-los.

Olfato

Coloque algumas bolas de algodão em recipientes pequenos e perfume-as com cheiros diferentes. Você pode usar óleos essenciais ou alimentos fortemente perfumados, como o alho. Peça para a crianças cheirá-las para tentar descobrir de que é o cheiro. Você pode também usar dois frascos onde as crianças deverão depositar os cheiros similares.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...