Como ensinar sobre texto narrativo e espositivo em uma aula de interpretação de texto

Escrito por daisy peasblossom fernchild Google | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar sobre texto narrativo e espositivo em uma aula de interpretação de texto
Satisfação leva à prática, que, por sua vez, leva à habilidade (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Um texto narrativo é como "palavras-em-fila" que contam uma história. Ele inclui ficção e não-ficção, mas exclui poesia. Os expositivos contam uma história baseada em fatos, como, por exemplo, os jornais e algumas revistas e livros. A leitura de textos narrativos e expositivos exigem habilidades diferentes, mas ambas dependem de um componente muito importante: a prática, juntamente com um segundo componente: a satisfação. A maioria dos leitores são atraídos para o material que gostam de ler. Eles provavelmente reterão mais informações sobre assunto de seu interesse.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Traga uma grande variedade de materiais de leitura para a classe. Alguns devem estar abaixo do nível esperado de leitura para a classe; outros, acima. Explique que a narrativa é uma história que pode ser verdade ou mentira.

  2. 2

    Leia um exemplo de uma história bem curta, como uma fábula de Esopo, ou uma historieta de Isaac Asimov, ou até mesmo uma "flash fiction", dependendo de seu público. Explique que esse é um exemplo de uma narrativa, ou uma história.

  3. 3

    Explique que as histórias baseadas em fatos são chamadas de "expositivas". Para alunos mais jovens, deixe-os "degustarem as palavras". Leia um artigo de jornal que seja do interesse de sua classe em voz alta. Mostre que contém fatos, e que é um exemplo de um texto expositivo.

  4. 4

    Dê aos alunos tempo para escolherem livros ou jornais de uma pilha e para lerem os artigos escolhidos. Dê papel e lápis caso alguém queira fazer anotações, mas não exija que anotem.

  5. 5

    Organize a sala novamente. Pergunte a eles quanto leram um texto narrativo, e deixe-os explicar por que se trata de uma narração. Depois, pergunte quantos leram um texto expositivo. Apenas uma parte deles deve ter escolhido esse gênero. Deixe-os identificar os itens expositivos, e dizer por que são expositivos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível