Por que as enzimas digestivas são encontradas no suco gástrico?

Escrito por rene f. najera | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as enzimas digestivas são encontradas no suco gástrico?
As proteínas de carne precisam de várias enzimas para quebrá-las (Image by Flickr.com, courtesy of Arnold Gatilao)

Como muitos alimentos que comemos são complexos e ricos em proteínas e outros nutrientes, as substâncias químicas do sistema digestório são usadas para quebrar esses alimentos em moléculas menores. Cada órgão do sistema digestório secreta suas próprias enzimas, e o estômago secreta o suco gástricos. Esses são usados para dissolver as proteínas, amidos e gorduras. O fígado e o pâncreas também ajudam a digerir o alimento quando ele sai do estômago e entra nos intestinos.

Outras pessoas estão lendo

Sistema digestório

O sistema digestório contém uma série de órgãos e tecidos, começando na boca e terminando no intestino delgado. O principal propósito do sistema digestório é ingerir (comer) e digerir (processo) os alimentos para obter suas propriedades nutritivas. Os órgãos e tecidos secretam diferentes produtos químicos para auxiliar no processamento dos alimentos. Esses produtos incluem enzimas, surfactantes e diluentes.

Absorção de alimentos

Os seres humanos são onívoros, o que significa que eles comerão todos os tipos de alimentos, desde carnes a vegetais, e os alimentos são dissolvidos durante a digestão. Nosso sistema digestório é feito para ajudar a obter o máximo de nutrição de tudo que comermos, e partículas menores são absorvidas melhor. Contudo, as proteínas e açúcares que comemos são feitas de moléculas grandes, grandes demais para serem absorvidas pelo corpo. Então os produtos químicos entram em ação para ajudar a quebrar os alimentos, transformando-os em moléculas básicas.

Enzimas

As enzimas são produtos químicos complexos que ajudam nas reações químicas do corpo. Elas aceleram as reações que, sem elas, precisariam de muito mais energia. Isso dá ao corpo mais energia para absorver. A criação de enzima e adição delas ao alimento começa na boca, onde as enzimas da saliva começam a ajudar na transformação de amidos em açúcares simples e carnes em proteínas mais simples. Uma vez no estômago, essas enzimas morrem.

Sucos gástricos

As enzimas gástricas incluem a pepsina, que quebra proteínas e as transforma em aminoácidos pequenos o suficiente para serem absorvidos pelos intestinos. A gelatinase quebra os tecidos conectivos da carne, e a lipase reduz as gorduras (lipídios) a óleos básicos. Outra enzina, a renina, quebra as proteínas presentes no leite e em outros laticínios. Sem essas enzimas, esses alimentos chegariam ao intestino como moléculas grandes, que não seriam absorvidas pelo corpo.

Outras enzimas digestivas

O pâncreas e o fígado também produzem enzimas digestivas. O pâncreas secreta a amilase, que quebra os amidos, e a tripsina e a nuclease, que desintegram as proteínas ainda mais - proteínas são estruturas complexas que precisam de diversas enzimas para que sejam reduzidas às estruturas mais básicas. O fígado secreta a bile, que age como um emulsificador para permitir que gorduras e óleos se tornem solúveis em água, para que possam ser absorvidos e transportados através da corrente sanguínea.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível