on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ervas para dissolver os cristais de ácido úrico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Níveis anormalmente elevados de ácido úrico no sangue podem formar cristais no interior do corpo. Essa substância é um dos produtos finais do metabolismo de proteínas da purina, presente nos alimentos. O organismo normalmente livra-se do excesso de ácido úrico através da urina, entretanto algumas pessoas desenvolvem hiperuricemia, o que as faz reter altos níveis dessa substância, que pode cristalizar. Como suporte terapêutico sob os cuidados de seu médico, existem ervas que podem ajudar a dissolver os cristais de ácido úrico.

A carne vermelha em excesso pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue (meat 2 image by Susan Rae Tannenbaum from Fotolia.com)

Ervas

De acordo com o site BodyAndFitness.com, algumas ervas que podem dissolver cristais de ácido úrico ou prevenir a sua formação são: o açafrão-da-terra, que reduz a inflamação e dor; a unha de gato, outra erva anti-inflamatória; a urtiga, que diminui os níveis de ácido através da excreção; e a oliveira, um diurético natural que diminui o ácido úrico no sangue. A garra-do-diabo é outra planta anti-inflamatória que também reduz a quantidade de ácido que circula pelo corpo. Outras ervas que podem ser úteis incluem o alcaçuz, a ulmeira, a alfafa, a erva-de-joe-pye e a boswellia.

Existem, também, várias ervas chinesas utilizadas para combater o acúmulo do ácido úrico. Entre elas estão a shen qu, a raiz smilax e a sophora. De acordo com a empresa Krishna Herbal, muitas ervas indianas são usadas para gota e ácido úrico, incluindo shallaki, giloy, ashwagandha e guggul.

Alguns alimentos que combatem os cristais de ácido são as cerejas, o aipo e suas sementes, o abacate e o abacaxi. Fontes naturais de potássio, como bananas e cenouras, bem como o ácido fólico e a vitamina C como parte de uma dieta saudável, podem ajudar a quebrar os cristais de ácido úrico. Segundo o site Ageless Herbs, isso pode reverter doenças causadas por cristais, como a gota.

Loading...

Problemas

A hiperuricemia e a gota são dois problemas de saúde associados ao acúmulo de ácido úrico no sangue. De acordo com o site BodyAndFitness.com, os níveis de ácido úrico normalmente aumentam com o consumo de alimentos ricos em purinas, como carnes, pães fermentados, peixe, feijão e cogumelos.

No entanto, ter hiperuricemia não quer dizer que a pessoa desenvolverá gota, e vice-versa, segundo o site MedicineNet. Além disso, níveis elevados de ácido úrico podem indicar um problema do organismo em processar essas substância, e não excesso de consumo de alimentos que produzem o ácido.

Hábitos

Tomar mais água e reduzir a quantidade de alimentos ricos em purina ajudam a prevenir que o ácido úrico acumule-se e fique depositado no corpo. Muitas vezes, acredita-se que o único problema associado ao ácido seja a gota nas articulações. No entanto, os cristais podem se depositar nos órgãos, causando danos e comprometendo a capacidade de funcionamento deles, afirma o site BodyAndFitness.com. Consulte um profissional de saúde sobre quais ervas você pode tomar para ajudar a dissolver e impedir a formação dos cristais de ácido úrico.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...