Mais
×

Como escrever uma boa história de ficção científica

Atualizado em 20 julho, 2017

Escrever qualquer tipo de história pode ser difícil, mas ficção científica é particularmente complicada devido a sua natureza especulativa. Qualquer boa história de ficção científica precisa que os leitores deixem de lado o ceticismo e aceitem a realidade de um mundo que não existe. Se você deseja criar um ambiente onde tudo é possível, a sua história precisará de uma lógica forte. Também é necessário encontrar uma forma sutil de passar as informações para o seu leitor sem deixar que isso desacelere a sua história.

Instruções

A maioria das obras de ficção científica acontecem no espaço (space-age image by FotoWorx from Fotolia.com)

    Como escrever uma boa história de ficção científica

  1. Leia bastante ficção científica. Durante esse processo, você desenvolverá um conhecimento sobre os gêneros e encontrará as coisas que foram usadas demais, além de aprender quais tipos de histórias são mais populares atualmente.

  2. Crie um mundo futuro que seja profundamente consistente e realista. Você pode ambientar a sua história em um futuro próximo, ou não. De qualquer forma, é necessário imaginar cada detalhe sobre a sociedade do futuro, da política à tecnologia.

    Dean Koontz, em seu livro, "Writing Popular Fiction", diz que o desenvolvimento de uma base forte para a escrita é mais importante em ficção científica do que em qualquer outro gênero.

  3. Escreva tudo. Sente no seu computador ou use um caderno, e comece a tomar notas. Escreva uma história detalhada sobre o seu mundo.

  4. Descubra qual tipo de história combina melhor com o seu mundo. Os contos de ficção científica podem lidar com qualquer coisa, desde aventura a mistério ou romance. Dean Koontz lista oito enredos básicos, mas em cada um há mil variações possíveis, e algumas histórias são combinações de diferentes tipos.

    O tipo de história que você escrever deve se desenvolver naturalmente dentro das possibilidades do seu mundo, ou existir como uma contraposição para criar contrastes.

  5. Crie os personagens que vivem na sua história. Escreva histórias detalhadas para eles.

  6. Encontre uma forma de passar informações para o seu leitor. Pode ser difícil explicar uma realidade futura sem desacelerar o ritmo da sua história. Existem vários métodos para conseguir isso, mas, no geral, uma boa dica é manter-se na ação e tentar não ser muito óbvio.

  7. Stephen King, em seu livro "On Writing", estimula uma abordagem ativa para criar as histórias. Comece a escrever e continue escrevendo diariamente até terminar o seu primeiro rascunho. Isso é bastante importante, porque, se você folgar um dia, perderá o ritmo.

    A quantidade que você escreve não é tão importante quanto fazer progresso constante, então, mesmo se só conseguir escrever um parágrafo por dia, continue escrevendo.

  8. Após terminar, guarde a sua história e não volte para ela por algumas semanas. Stephen King diz que é muito importante deixar a sua mente carregar as energias. Dessa forma, você poderá voltar para a história e vê-la com novos olhos e maior perspectiva.

  9. Leia o seu primeiro rascunho e deixe alguns amigos íntimos lerem-o também. Escute as sugestões deles para entender se a sua história funciona. Durante a sua vez de ler, faça anotações sobre os pontos fracos encontrados.

    Enquanto escrever, talvez tenha um de leitor em mente. Stephen King menciona a sua esposa, Tabitha, como a sua leitora ideal, e uma das primeiras a ler e criticar os seus rascunhos iniciais.

  10. Use os comentários anteriores e aplique-os à sua escrita.

  11. Deixe a história descansar novamente.

  12. Leia-a mais uma vez e cuide dos detalhes ao longo da leitura. Esse será o seu esboço final. A sua história deverá, então, estar pronta para ser enviada às editoras.

Dicas

  • Se você falhar, não se desanime. A maioria das pessoas não termina as suas histórias ou não recebem aceitação para publicá-las. Você melhorará com a prática, mas é importante continuar tentando.

O que você precisa

  • Computador
  • Programa de processamento de texto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article