Como escrever um bom discurso de formatura do ensino fundamental

Escrito por emile heskey | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um bom discurso de formatura do ensino fundamental
Fazer um bom discurso de formatura envolverá preparação (Microfono image by Raul Arrebola from Fotolia.com)

Se foi confiado a você fazer um discurso de formatura, então seus colegas de classe e seu professor obviamente pensarão que você é um comunicador, ou que tem uma habilidade que o tornará bom para essa tarefa. Planejar seu discurso de antemão lhe ajudará a fazê-lo bem e assegurará que todos se lembrem dele. Ao pesquisar e preparar completamente seu discurso, você poderá envolver a todos, fazendo dele digno da ocasião.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escreva sobre seus sentimentos no final da nona série. Você sente que todos os estudantes cresceram juntos como grupo? Você se sente otimista em relação a continuar com a vida escolar? Se sim, então você pode usar essas emoções para melhorar seu discurso. Por exemplo, se você se sentir feliz por ter feito bons amigos, fale sobre como vocês se conheceram e use a metáfora de uma jornada para descrever esse período que você passaram juntos. Essa será uma boa narrativa para seu discurso.

  2. 2

    Procure uma maneira de estruturar seu discurso. Bons discursos são bem esquematizados. Por exemplo, imagine que você está no futuro, olhando para o passado e falando com você mesmo da nona série e o resto de sua classe. Dessa maneira você poderá imaginar o que todos os seus colegas conquistaram. De outra maneira, você pode se imaginar olhando para o seu eu de quando você começou a estudar e o que você pensaria sobre você agora.

  3. 3

    Inclua todos de sua classe em seu discurso. Não fique tentado a apenas incluir você e seus amigos, mas certifique-se de todos sejam mencionados mesmo que brevemente. Dessa maneira todos estarão envolvidos em seu discurso e lembrarão dele ainda mais. Por exemplo, dia algo como: "Lembram quando o João e o Tiago eram doidos por ioiôs até que Paulo conseguiu que eles fossem proibidos depois de quebrar o pulso com um?". As pessoas se divertirão lembrando dos fatos e dar nomes fará com que eles fiquem ainda mais interessados.

  4. 4

    Agradeça seus professores e a escola por tudo que eles fizeram para educá-lo. Você deve agradecer seus professores por nome, incluindo uma história engraçada sobre cada um deles. Se ele não estiverem incluídos, eles se sentirão esquecidos. Agradecer seus professores mostrará o quão gratos vocês são.

  5. 5

    Use frases de pessoas famosas em seus discurso. Isso o deixará melhor. Você pode começar com uma frase de alguém sobre quem você estudou para deixá-la mais relevante. Por exemplo, se você aprendeu sobre Martin Luther King Jr. inclua uma frase de seus discursos. Boas frases para esses discursos envolverão uma ideia de jornada. Se você usar a jornada como uma ferramenta de narrativa, isso poderá ser ressaltado com uma frase no começo do discurso.

Dicas & Advertências

  • Pratique seu discurso em frente ao espelho para ajudá-lo. Você também pode gravar a si mesmo falando e observar se está de ser compreendido. A maioria dos oradores falam rápido, portanto tente desacelerar o máximo possível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível