Como escrever uma dissertação sobre figuras geométricas

Escrito por mara pesacreta | Traduzido por laila teixeira
Como escrever uma dissertação sobre figuras geométricas

Figuras geométricas

coloured shapes image by Leslie Batchelder from Fotolia.com

Um texto expositivo é escrito para explicar determinado conceito. Figuras geométricas são figuras matemáticas que podem ter duas ou três dimensões. Assim, um texto expositivo sobre elas descreverá suas características fundamentais narrativamente. Para redigir esse tipo de texto, escolha quais figuras você irá descrever, liste quais das suas propriedades você deseja incluir e crie uma situação que personifique tais figuras.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha sobre quais figuras geométricas você quer escrever, pois há muitas delas. Algumas são bidimensionais e outras tridimensionais. Para transmitir essa informação, você pode optar por incluir ambas as espécies no seu texto. Por exemplo, você pode decidir escrever sobre quadrados e círculos, que são bidimensionais e sobre cubos e esferas, que possuem três dimensões.

  2. 2

    Liste as propriedades das figuras que você deseja descrever. Para redigir um texto dissertativo sobre formas geométricas, você deve incluir dados concernentes às propriedades das figuras. Você pode mencionar, por exemplo, propriedades como simetria, ângulos, volume e área.

  3. 3

    Crie uma situação que permita que as figuras sejam personagens dentro do texto expositivo. Para escrevê-lo, você deve criar um enredo. Você pode, por exemplo, escrever sobre o primeiro encontro entre os bidimensionais quadrado e círculo com os tridimensionais esfera e cubo e como eles perceberam suas semelhanças sem, contudo, as compreenderem. A história pode ser sobre como as duplas de figuras geométricas ficaram amigas ao aprender sobre as propriedades umas das outras.

  4. 4

    Delineie o texto. Isso lhe ajudará a organizar seus pensamentos e a desenvolver um modelo a seguir quando você estiver escrevendo. Divida o anteprojeto em seções abrangentes, como "Introdução", "Desenvolvimento" e "Conclusão". Abaixo do subtítulo "Introdução", faça apontamentos sobre como você explicará as ações dentro da história e as propriedades gerais que serão abordadas. Abaixo do subtítulo "Desenvolvimento", anote o que acontecerá quanto à situação apresentada na introdução. Abaixo do subtítulo "Conclusão", escreva sobre as mudanças que se operarão nas personagens e as lições por eles aprendidas.

  5. 5

    Faça um rascunho do seu texto. Isso também lhe ajudará a organizar seus pensamentos. Use o seu anteprojeto como guia. Quando você for explicar as propriedades das figuras geométricas, certifique-se de utilizar um tom informativo.

  6. 6

    Revise o rascunho e escreva a versão final do seu texto.

Dicas & Advertências

  • Para incluir uma maior quantidade de detalhes, você pode incorporar imagens de figuras geométricas ao seu texto.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media