Conhecimento

Como escrever editoriais de jornal

Escrito por jacob malewitz | Traduzido por fernanda m. blauvelt
Como escrever editoriais de jornal

Conheça seu público antes de começar a escrever um editorial

Winston Davidian/Photodisc/Getty Images

Um editorial de jornal, diferente de outras formas de texto, permite que você escreva em primeira pessoa e dê sua opinião. Há uma sessão editorial em todo jornal importante, incluindo o "The New York Times", e as pessoas gostam de lê-los. Escrevê-los requer alguns passos básicos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Conheça o jornal e seus leitores. Escrever para um jornal universitário é bem diferente de escrever para um importante que possui milhares de assinantes. Antes de começar o editorial, conheça seu público. Pergunte a outros escritores os interesses dos leitores. Por exemplo, um primeiro editorial para um jornal universitário pode ser sobre compartilhamento de arquivos na internet, um tópico popular para essa faixa etária.

  2. 2

    Escreva um artigo comum primeiro. Entenda bem como se escreve um artigo comum antes de escrever um editorial. Se você está começando como escritor, publique muitos desses antes de fornecer uma opinião (na maioria dos jornais). Isso o ajuda a provar à equipe que você tem qualidade de escrita.

  3. 3

    Tente conseguir um emprego trabalhando para o jornal. Geralmente são as pessoas da equipe que escrevem os editoriais.

  4. 4

    Pergunte aos editores se eles aceitam propostas. Você ainda pode tentar publicar um editorial em um jornal mesmo se você for um escritor iniciante. Tudo o que você precisa fazer é perguntar.

  5. 5

    Reúna argumentos válidos de começar a escrever seu editorial. Assim como uma redação de escola, um editorial contém argumentos para o tópico. Isso é mais do que apenas escrever sobre algo popular; você precisa cobrir ambos os lados. Por exemplo, se você escreve um artigo sobre compartilhamento de arquivos na internet (principalmente baixando coisas gratuitas, como música), então apenas oferecer sua opinião não é o suficiente. Fale sobre os dois lados do problema - por exemplo, fale sobre as pessoas comuns que fazem download de música, os artistas que perdem dinheiro e os executivos que mais lucram com elas.

  6. 6

    Ofereça sua opinião ao editorial. Mesmo que você coloque os dois lados, essa ainda é a sua opinião. Isso significa que você pode fazer uma conclusão baseada no que você acha. Não diga "essa é minha opinião", porque isso irá ferir a credibilidade da história. Apenas a exprima, lembrando que alguns podem discordar.

Dicas & Advertências

  • Uma introdução é menos crucial em editoriais do que em artigos comuns, mas você ainda precisa de um. Uma boa estratégia é apenas escrever o texto e então descobrir o melhor argumento. Faça a introdução com ele.
  • Você não fará muito dinheiro escrevendo editoriais de jornal, mas geralmente você trabalhará na equipe de escritores ou como editor. Veja isso como um modo de se expressar.

Mais galerias de fotos

Referências

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media