Mais
×

Como escrever uma obra de ficção baseada em personagens reais

Atualizado em 23 março, 2017

A frase "a vida real é mais estranha que a ficção" existe por um motivo. Às vezes, é difícil escrever histórias melhores do que aquelas que acontecem diariamente no mundo que nos cerca. Os escritores frequentemente acham nelas as ideias para a próxima história. Alguns deles até mesmo usam eventos reais e os incorporam em histórias fictícias. Transformar a vida em ficção é uma habilidade que exige ser capaz de identificar uma boa história em um acontecimento real e passá-lo para o mundo fictício. Se você conseguir fazer isso, provavelmente sempre terá material para usar como base no seu trabalho.

Instruções

Como escrever uma obra de ficção baseada em personagens reais (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Observe as pessoas ao seu redor e no noticiário. Encontre pessoas da vida real que você deseja transformar em personagens originais com diferentes traços. Os personagens reais que você retratar podem ser criados graças a familiares, amigos, pessoas famosas ou comuns que você vê na rua.

  2. Encontre a história por trás delas. A história e o personagem trabalham lado a lado nas obras de ficção. A sua história pode ser baseada em um crime que realmente aconteceu ou sobre um atleta deficiente que compete em um evento esportivo e supera todas as adversidades para conseguir vencer. A história não precisa ser baseada em pessoas ou acontecimentos reais. Ela pode ser uma combinação de histórias que você ouviu durante a sua vida. Às vezes, essa é a melhor abordagem, quando o assunto é legalidade. Uma combinação de eventos e características podem ajudar a manter a sua história longe da cópia de uma pessoa ou acontecimento.

  3. Escreva com uma licença criativa. Mesmo as informações mais íntimas sobre eventos ou pessoas reais não lhe dirão tudo que você precisa saber sobre a história a ser contada. Você precisará escrever muita ficção para conseguir transformar a história real de alguém em algo interessante para os leitores. Pode ser necessário cortar elementos da história real para fazer com que a sua obra fictícia flua melhor, além de adicionar diálogos e eventos que poderiam ter acontecido nesses eventos ou com essas pessoas, ou até mesmo incorporar ação entre os seus personagens para ganhar a atenção do leitor. Talvez seja necessário criar passados fictícios para alguns dos seus personagens.

  4. Lembre-se da frase: "só porque aconteceu, não significa que seja interessante". Isso é importante na construção de uma história baseada em um fato real. Nem tudo sobre a vida de alguém vale a pena ser escrito. Às vezes, os eventos são interessantes o suficiente para serem escritos, mas não da forma que aconteceram. Seja meticuloso na hora de incluir eventos reais e mantenha o foco no cerne da história.

  5. Mude os nomes das pessoas e dos lugares para evitar problemas legais. Você também pode incorporar a história em uma época diferente da qual realmente aconteceu, mantendo intacta a história em si, mas retirando-a do evento real. Sempre comece a sua história com um aviso, deixando claro que ela é uma obra de ficção e qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article