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Como escrever um relatório do estudante

Atualizado em 21 novembro, 2016

Estudantes começam a escrever relatórios logo no primeiro grau. Um relatório pode ser sobre projeto de ciências ou resumo da leitura de um livro feito durante o programa de leitura. Algumas noções devem ser seguidas para escrevê-lo independente do assunto ou aula. Seguir as noções básicas para escrever um relatório o ajudará a obter êxito e ganhar melhores notas.

Instruções

Melhore o desempenho escolar escrevendo bons relatórios (financial report image by Christopher Hall from Fotolia.com)
  1. Aprenda sobre o tema a ser abordado no relatório. Se não souber do que se trata o assunto, o relatório não ficará bom. Pesquise, estude e compreenda o assunto tanto quanto puder antes de começar a escrever.

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  2. Faça um esboço das informações básicas do tema. Revise o esboço. Numere as informações por ordem de importância. Isso ajudará a organizar-se antes de começar o relatório.

  3. Escreva uma introdução para o relatório. Ela permite ao leitor saber o que será discutido. Uma ideia central oferece ao leitor quais informações ele aprenderá. Um parágrafo introdutório sólido leva ao leitor os conceitos e as ideias básicas que serão discutidas no relatório.

  4. Escreva um parágrafo de fechamento para o relatório. Nele, volte a expor as ideias e os conceitos básicos. Ofereça aos leitores uma conclusão a respeito do por que as informações que adquiriram no relatório eram importantes. Diga aos leitores o que devem ter apreendido com a leitura do relatório.

  5. Escreva o corpo do relatório. Escreva um ou dois parágrafos para apoiar cada conceito apresentado no parágrafo introdutório e resumido no parágrafo de conclusão.

  6. Preencha o relatório com frases de transição para fazer com que ele flua. Use uma palavra ou frase da última sentença do parágrafo anterior no paragrafo seguinte para melhorar a fluidez.

  7. Deixe o relatório por algumas horas. Depois leia-o em voz alta. Substitua ou complete todas as áreas que estão difíceis ou necessitem de mais explicação.

  8. Cheque a gramática do relatório, ortografia e erros de pontuação. Corrija todos os erros.

  9. Faça a leitura final do relatório. Faça as mudanças necessárias. Repita esse passo até que esteja contente com o que está escrito no relatório.

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Referências

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