Como escrever sobre seus pontos fortes em um currículo

Escrito por rebekah richards | Traduzido por josé geraldo rabello petite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever sobre seus pontos fortes em um currículo
Um currículo pode ser a única chance de causar uma boa primeira impressão (pencil image by AGphotographer from Fotolia.com)

O seu currículo fornece aos possíveis contratantes um resumo sobre suas habilidades, experiências e realizações. O objetivo de um currículo é garantir uma entrevista de emprego. Os empregadores geralmente gastam de 15 a 20 segundos para uma visão geral do seu currículo. Dessa forma, apresentar suas credenciais de forma efetiva e concisa é essencial. Faça um texto funcional, geralmente chamado de resumo de habilidades, se quiser enfatizar suas habilidades e pontos fortes, ao invés de sua experiência no antigo emprego.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escreva o seu nome e informações de contato, incluindo endereço, e-mail e telefone, na parte superior da página. Centralize essa informação.

  2. 2

    Digite um título centralizado e em negrito com a palavra "Objetivo". Brevemente, descreva seus objetivos sob esse título, por exemplo, como conseguir um estágio de verão em promoção de esportes. Se estiver se candidatando para uma posição específica, escreva o nome dela.

  3. 3

    Digite um novo título centralizado e em negrito chamado de "Habilidades". Crie um título em negrito para cada habilidade. Por exemplo, "Publicidade", "Esportes" e "Design gráfico". Não os centralize.

    Considere as habilidades necessárias para o trabalho desejado, bem como seus pontos fortes pessoais. Se não tiver certeza, pense sobre o motivo pelo qual você deveria ser contratado para a vaga. Por exemplo: você trabalha duro, resolve problemas ou gosta de planejar eventos complicados? Escolha de três a cinco habilidades que representem seus pontos fortes e que são aplicáveis ao trabalho pretendido.

  4. 4

    Liste de dois a seis itens de experiência e qualificações sob cada habilidade. Por exemplo: em "Esportes", você poderia mencionar sua experiência em jogos pela faculdade, o trabalho voluntário de técnico de futebol em um acampamento de verão ou o seu envolvimento com a equipe de natação. Esses itens não devem ser frases completas; ao contrário, comece cada um deles com um verbo e, de forma concisa, liste cada qualificação. Se estiver em dúvida, peça ajuda a um amigo ou familiar para refletir a respeito de seus pontos fortes. Seja criativo. Por exemplo, suas notas na escola, ética de trabalho, perseverança e dedicação são todos pontos fortes que podem ser utilizados em seu currículo.

  5. 5

    Crie um novo título em negrito: "Experiência". Liste suas experiências em outros empregos, começando com o mais recente. Inclua o título do cargo, nome da empresa e o período em que trabalhou lá. Seja específico e destaque seus pontos fortes. Por exemplo, você pode dizer que suas habilidades de organização ajudaram seu antigo empregador em uma mudança difícil de local de trabalho.

  6. 6

    Inclua outro título em negrito: "Educação". Descreva sua formação e as instituições em que estudou em ordem cronológica reversa. Inclua o nome e localização da escola e a data de conclusão. Esse campo deve conter uma descrição resumida; qualquer curso relevante ou prêmio conquistado deve ser incluído na parte de habilidades.

Dicas & Advertências

  • Os currículos funcionais são ideais para pessoas que não possuem muita experiência de trabalho. Assim, não hesite em utilizar exemplos de outras áreas de sua vida, como interesses pessoais, voluntariado, envolvimento em comunidades, conquistas esportivas ou sucesso acadêmico. Ao usar uma variedade de exemplos para ilustrar suas forças, você parecerá uma candidato interessante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível