Escultura em pedra para iniciantes

Escrito por carl hose | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Escultura em pedra para iniciantes
O método de produção de esculturas mudou muito pouco ao longo dos séculos

Escultura em pedra é uma forma de arte fisicamente exigente que pode produzir resultados impressionantes. O método de produção de arte em pedra esculpida mudou muito pouco ao longo dos séculos, com exceção da introdução de martelos pneumáticos. A maioria dos artesãos ainda preferem fazê-lo da maneira mais difícil, com cinzéis e martelos, fazendo das esculturas em pedra uma forma de arte que exige paciência e tempo. Saiba como você pode pegar um pedaço de pedra e desbastar até encontrar a escultura sob a superfície.

Outras pessoas estão lendo

Ferramentas do comércio

Martelos, cinzéis e arquivos são suas ferramentas básicas. Você vai precisar de cinzéis com ponta para raspar inicialmente a forma da estrutura. Cinzéis com ponta, normalmente feitos de aço temperado, são usados com um martelo ou marreta para romper o projeto preliminar da escultura. Cinzéis com dentes são para a segunda fase da escultura, onde você trabalhará para aperfeiçoar a forma. Você também pode usar aparelhos, mas apenas se for necessário remover grandes blocos de pedra. Cinzéis planos ou rondéis são necessários para a terceira fase, onde você começa a encontrar a forma final da escultura. Martelos de aço podem ser utilizados se você quiser ir fundo na pedra, mas será necessário usar marretas de borracha, caso esteja trabalhando em uma situação mais delicada. Serão necessárias limas de metal para alisar irregularidades na pedra. Não se esqueça dos óculos de segurança também.

Escolhendo a pedra

O tipo de pedra que você escolher dependerá da cor e textura que você busca para a escultura. O granito e o calcário têm uma cor cinza.O alabastro vem em diversas cores, incluindo cinza, tons alaranjados e amarelos. O arenito tem uma aparência marrom-avermelhada. Um iniciante pode querer escolher uma pedra mais suave para o primeiro projeto. O alabastro e a pedra sabão são extremamente suaves, enquanto o mármore tem uma densidade média. O granito é ideal para a escultura, mas é muito difícil e exigente fisicamente.

Esboçando

Use seus cinzéis de ponta e comece a trabalhar na pedra. Trabalhe com um esboço, se puder. Os cinzéis de ponta, que se parecem um pouco com pregos de linha, permitem que você trabalhe a superfície de pedra até encontrar a forma grosseira de sua escultura. Tenha cuidado para não ir muito fundo, pois você pode deixar machucados na pedra, o que se pode reconhecer como marcas brancas. Caso perceba algum destes sintomas, você será capaz de removê-los mais tarde.

Refinando a forma

O cinzel dentado parece uma garra. Ele vem em tamanhos diferentes. Use um para refinar a forma aproximada de sua escultura. A garra dos dentes removem grandes blocos de pedra. Use-o com um martelo pesado para ajudar a cavar e formar reentrâncias e saliências na escultura. Você perceberá como as garras dos dentes aprofundam a forma conseguida com o cinzel de ponta.

Suavizando a textura

Cinzéis planos e dentados entram em jogo quando é hora de trabalhar a textura da escultura. Até este ponto, você terá uma forma reconhecível, mas a pedra será dura e provavelmente lascará. O cinzel plano, em conjunto com um martelo de borracha, permite cortar as arestas e remover imperfeições na pedra. Caso haja imperfeições, não as retire com um cinzel, mas com uma lima de metal. Os cinzéis planos têm uma borda fina e lisa, e são usados ​​para raspar a pedra, enquanto os dentados têm uma ponta arredondada e são bons para retirar áreas mais altas na pedra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível