Como espaçar o milho em canteiros

Escrito por jacob j. wright | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como espaçar o milho em canteiros
O vento agita o pólen da espiga para deixá-la cair na seda abaixo das orelhas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Um canteiro oferece aos jardineiros a oportunidade de evitar o uso de terra não cultivada em uma área de plantação grande. Dependendo da altura das paredes de um canteiro, as pessoas com joelhos débeis ou outras doenças físicas podem sentar-se no seu parapeito para chegar mais facilmente à terra, aos legumes ou às flores. O milho doce, a pipoca ou o milho indiano podem ser cultivados com sucesso em um canteiro, e esses tipos de milho requerem as mesmas condições de cultivo e de espaçamento. Quanto mais plantas de milho, melhor, já que isso garante uma excelente polinização. Canteiros maiores dão melhor apoio ao milho, de forma que ele cresça largo e vigorosamente, fazendo sombra.

Outras pessoas estão lendo

Espaçamento da planta

Depois de passar a geada no começo da primavera, o milho pode ser plantado em semente ou em mudas pequenas num canteiro. É uma cultivação anual de estação quente que se destaca quando as temperaturas são de estio e quando o solo não tem uma temperatura inferior a 15º C. Ao contrário do que acontece quando é plantado na terra, a elevação do plantio ocupa muito espaço num canteiro. Semeie as sementes do milho ou as mudas, deixando 20 a 30 cm de distância entre elas. Se você quiser mais plantas no jardim, deixe 20 cm de distância entre cada uma. O espaçamento com 30 cm é o ideal, pois permite que elas fiquem expostas ao ar e à luz solar.

Fileiras

O milho é polinizado pelo vento. Para o núcleo da planta se desenvolver na orelha mais abaixo no talo, o pólen deve cair sobre as fibras de seda pegajosas. Não plante milho em uma única fileira dentro de um canteiro ou no chão. Em vez disso, plante-o em várias fileiras curtas ou em blocos. Isso aumenta a polinização das orelhas da planta mais tarde no verão, melhorando, assim, sua produção e qualidade. De acordo com a Associação de Jardinagem Nacional, você deve espaçar várias fileiras curtas num canteiro com aproximadamente 40 cm de largura.

Técnica de fileira dupla

A maximização do espaço é essencial para o uso eficiente da terra nos canteiros. Existem jardineiros que plantam várias fileiras curtas e simples num canto do canteiro, mas outros usam a técnica da fileira dupla, composta por duas carreiras individuais plantadas em conjunto, com 20 a 25 cm de distância. Em vez de semear as sementes ou as mudas de plantio em locais paralelos sobre as duas fileiras, o milho é escalonado. Por exemplo, na primeira fileira, plante as sementes a 20 e 41 cm da sua extremidade. Na fileira seguinte, coloque as sementes nos buracos afastados a 10 e 30 cm. Esse escalonamento maximiza a quantidade de ar, luz e terra necessários para o crescimento da raiz em todas as espécies de milho.

Intercalados

Se o solo for úmido e rico em nutrientes, com temperaturas quentes e umidade elevada, o milho desenvolve-se rapidamente na vertical. O solo exposto e os talos mais baixos do milho não precisam de receber a luz solar direta para que as plantas sejam produtivas. Os jardineiros podem utilizar o solo fértil e o acesso à luz solar na base das plantas de milho para cultivarem outros legumes, por exemplo, feijão, abóboras cabaças, abóboras pequenas e pepinos que subam pelas hastes ou que se expandam para fora do canteiro, caindo sobre o gramado ou o pátio. Com tantas plantas no canteiro, é importante manter a terra sempre úmida e fértil, de modo uniforme, para que nenhuma planta sofra com o estio ou a falta de nutrientes.

Dicas para a seleção do milho

Uma vez que um canteiro pode estar localizado no quintal, o vento pode facilmente derrubar os pés do milho. As temperaturas mais quentes do solo e uma melhor drenagem da terra do canteiro poderão ser difíceis de gerenciar em pleno verão. Para compensar isso, você deve escolher variedades de milho anãs ou de temporada curta, que demore apenas 55 dias em vez de 80 para serem colhidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível