Mais
×

Espécies de aranhas laranjas

Atualizado em 20 julho, 2017

Aproximadamente 50 mil espécies diferentes de aranha existem em todos os continentes do planeta, com exceção da Antártica. Todos os aracnídeos têm oito patas, uma cabeça e um abdômen e tendem a ter quatro pares de olhos. Entre toda a gigantesca diversidade de formas e cores das aranhas, a cor laranja é muito comum nas espécies, seja como um tom primário ou secundário em seu corpo, cabeça e pernas.

Tons variantes de laranja são comuns em aranhas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Aranhas de teia orbicular

A Araneus marmoreus é uma espécie oriunda das regiões com clima temperado. As fêmeas são maiores que os machos e tendem a possuir pernas laranjas com corpos de tons variados, incluindo amarelo, marrom e roxo. Como o nome sugere, essas aranhas têm uma aparência marmorizada em suas cores. São comuns de áreas de floresta e aguardam suas presas nos cantos de suas teias.

Aranhas estrela

A aranha estrela tem o tamanho de uma ervilha e as extremidades do corpo em formatos pontiagudos similares às de caranguejos. A parte inferior do corpo costuma ser preta com pequenas partes brancas e amarelas, mas a parte superior tem tons laranjas chamativos em suas protuberâncias espinhosas. Existem duas variações a nível de espécie: Gasteracantha cancriformis e Gasteracantha elipsoides.

Aranhas saltadoras

As aranhas saltadoras, ou papa-moscas, têm de 1 a 2 cm de tamanho e são muito conhecidas pelos seus pelos e pela habilidade de pular distancias de até 50 vezes o comprimento de seu corpo, o que está ligado à pressão sanguínea superior em suas patas traseiras. Elas estão distribuídas por todo o globo em mais de 500 variações, as quais podem incluir marcas laranjas em seus corpos pretos ou cinzas. A Habronattus tem marcas laranjas em seus patas dianteiras e na parte inferior do corpo, enquanto a espécie Phidippus adumbratus tem marcas laranjas e avermelhadas no topo do exoesqueleto.

Aranhas vermelho-prateadas

A espécie Argyrodes flavescens, ou aranha vermelha-prateada, é um aracnídeo de cor laranja avermelhado que possui patas pretas com pontos prateados e são naturais do Sri Lanka, Singapura, Myanmar e da Indonésia. Elas roubam as presas de aranhas menores mais frequentemente do que caçam, o que é uma estratégia funcional entre os aracnídeos. Essas aranhas têm cerdas em suas patas que ajudam a puxar e tecer teias.

Tarântulas

Tarântulas são aranhas grandes e peludas que vivem em climas quentes, particularmente nas Américas Central e do Sul, África e sudeste da Ásia. Muitas dessa espécie têm a cor primária ou secundária laranja, como é o caso da famosa tarântula babuína Usambara, que tem vários tons alaranjados e é tratada como animal de estimação. Elas se alimentam de insetos e vivem em tocas subterrâneas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article