Como pessoas esquizofrênicas se comportam?

Escrito por hunter taylor | Traduzido por guilherme feitoza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como pessoas esquizofrênicas se comportam?
Esquizofrênicos podem se comportar de diversas maneiras (Image courtesy of Microsoft Office online)

Pessoas com esquizofrenia tem comportamentos variados. Os sintomas e sinais desta doença são comumente expressados no comportamento da pessoa e podem ir de um extremo a outro. Um esquizofrênico pode reagir e se comportar baseado em delírios ou alucinações (que normalmente ocorre ao redor de um tema como ciúmes), falar de forma incoerente, ficar catatônico, não cuidar de sua higiene ou ser incapaz de lidar com as necessidades diárias como preparar uma refeição.

Outras pessoas estão lendo

Ilusões

A pessoa com esquizofrenia pode agir devido a uma ilusão, que faz com que a pessoa acredite que está sendo seguida, perseguida, monitorada ou atormentada. A pessoa pode também acreditar que sinais do ambiente -- como letras de músicas, gestos ou passagens de livros -- são direcionadas a elas. Como a pessoa age sobre suas crenças, ela pode começar a agir de acordo com a letra da música ou tomar medidas extremas para que não seja seguida como dirigir muitos km "fora de sua rota" apenas para ir para casa.

Alucinações

Alucinações podem ocorrer com os 5 sentidos: tato, audição, paladar, visão e olfato. A pessoa que sofre de alucinação tátil pode sentir que algo está subindo nela constantemente. Ela pode se coçar ou se esfregar constantemente para se livrar da sensação. Alucinações auditivas podem causar ao esquizofrênico constante cobertura dos ouvidos para que pare de ouvir os sons. A pessoa com esquizofrenia pode também falar com pessoas que não estão com ela. Ela pode responder a uma ou diversas vozes conversando com elas ou sobre as mesmas.

Interação com outros

Os padrões de fala de um esquizofrênico são comumente desorganizados. Uma conversa pode começar em um assunto e ir para outro sem nenhuma conexão aparente ou assunto prévio. O esquizofrênico pode não avisar ao ouvinte que o tópico está mudando. Perguntas e respostas não serão completas ou a resposta pode ser completamente incoerente com a resposta. A gama de emoções de um esquizofrênico é restrita. Pode haver falta de contato visual ou linguagem corporal em resposta ao ambiente. Em diversos casos, uma pessoa com esquizofrenia pode ser catatônico. Comportamento catatônico é a rigidez da linguagem corporal ou postura; pode haver resistência em ser movido. Por outro lado, pode haver excesso de atividade motora em resposta a algum estimulo externo.

Emoção

Um esquizofrênico pode ser atônito. Algumas vezes o que pode parecer uma notícia ruim, pode ter uma reação inapropriada por parte destas pessoas. Ele pode ou não ter expressão facial. A pessoa pode ter uma gama limitada de expressão emocional.

Vivência diária

Um esquizofrênico pode ser incapaz de cuidar de si próprio. Ele pode não ser capaz de preparar refeições ou cuidar de sua higiene. A pessoa pode não mostrar interesse em quaisquer atividades relacionadas ao trabalho.

Cuidados

Qualquer pessoa que sofra de esquizofrenia pode ser suicida. Nestes casos, deve-se procurar um médico para ajudar imediatamente quando se busca por assistência a longo prazo para o paciente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível