Como estabelecer e avaliar os resultados da escala Likert para professores de ensino público

Escrito por jacqueline harbaugh | Traduzido por fernando prezotto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A escala Likert é uma escala unidimensional que geralmente mede uma quantidade de acordos, desacordos ou frequência de uma atividade. Ela pode medir correlações entre itens em uma pesquisa mas não determinar causação. Na educação, a escala Likert pode ser usada para dar dados válidos aos professores, de atividades avaliativas a alunos com mais vontade de participar em estilos de aprendizado. A escala Likert pode ser usada também para ajudar alunos com autoavaliação e reflexão.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Estabelecendo uma escala Likert

  1. 1

    Determine o que você gostaria de medir com seus alunos. Para autoavaliações, você pode pedir a eles que façam uma avaliação antes de ensinar um conceito para avaliar suas compreensões do conceito e apontar lacunas no conhecimento. Você pode também criar pesquisas para que os alunos avaliem as atividades em sala que eles gostam e as que eles não gostam.

  2. 2

    Crie itens para a escala. Certifique-se de que as frases estejam de acordo com a escala. Se a escala determina acordo, então todas as perguntas ou frases devem ser aquelas com as quais você concorda ou não, ou se for uma escala para avaliar o nível de compreensão, certifique-se de que todos os itens se encaixem na escala.

  3. 3

    Use frases que se relacionem ou que sejam similares umas as outras, bem como frases pertencentes a informação que você deseja receber. Por exemplo, você pode ter um item como "eu leio em casa" com uma resposta de frequência (frequentemente, não frequentemente, nunca) pareada com a última pergunta que é similar, "eu leio em meu tempo livre", e comparar as duas respostas. Isto pode ajudar a filtrar perguntas que podem extrair certas respostas por causa da expressão.

  4. 4

    Organize um documento que inclua sua escala no topo com instruções.

    Exemplo:

    Circule o número de frases que melhor representam o seu nível de concordância.

    Concordo plenamente = 1 Concordo = 2 Neutro = 3 Descordo = 4 Descordo plenamente = 5

  5. 5

    Coloque os itens na sua ordem escolhida, depois das instruções.

    Exemplo:

    Circule o número de frases que melhor representam o seu nível de concordância.

    Concordo plenamente = 1 Concordo = 2 Neutro = 3 Descordo = 4 Descordo plenamente = 5

    1. Eu gosto de atividades em grupo. 1 2 3 4 5
    2. Eu não gosto de trabalhar sozinho. 1 2 3 4 5

    Avaliando a escala Likert

  1. 1

    Transfira a informação recebida da pesquisa com os alunos para um programa de planilhas. Cada pesquisa deve aparecer em cada fila, com cada número (1 a 5) da escala como cabeçalho da coluna.

  2. 2

    O total de respostas para cada item deve ser colocado na coluna apropriada.

  3. 3

    Utilizando as propriedades de tabela do programa, você pode ver os itens de uma vez em uma tabela ou gráfico, ou você pode ver a resposta de um item, ou fazer uma tabela para comparar dois ou mais itens específicos.

  4. 4

    Olhe os padrões nos dados. Existem itens que parecem se correlacionar?

  5. 5

    Avalie o que essas correlações significam para os alunos e se existem ajustes práticos que podem ser feitos para ajudar os alunos a melhorarem em certas áreas. Por exemplo, se existem vários alunos que sentem que se sobressaem em grupos ou na leitura, você pode considerar estruturar a aula para incluir atividades de leitura de 20 minutos por dia. Se você acha que a maioria dos alunos não lê em casa, então você pode criar uma folha de exercícios para os pais assinarem quando o filho ler em casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível