Mais
×

Estilos de cirurgia nas orelhas caninas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O corte de orelha é uma cirurgia estética, habitualmente realizada em cães de raça para alcançar uma aparência padrão. O corte faz com que as orelhas fiquem retas e o estilos irão variar dependendo da raça e do propósito da cirurgia. Geralmente, as raças que cortam as orelhas são terries, pinschers, schnauzers, boxers, dogue alemão e mastiffs.

O corte de orelha é uma cirurgia estética que faz com que as orelhas fiquem retas (dogue image by Tadzio from Fotolia.com)

Estilos

Os estilos de cortes são simplesmente longo ou curto, apesar de serem conhecidos por muitos nomes. O estilo "rottweiler", ou "militar", é um termo frequentemente usado para o corte curto e "doberman" descreve o corte longo. Segundo Spear-Bar Kennels, em Tucson, Arizona, o corte longo é realizado na segunda junta da orelha e o corte curto é realizado na primeira, mas existem muitas variações dessas categorias.

Propósito

O corte é um procedimento estético. Porém, diferentes estilos são usados para diferentes propósitos. Embora o American Kennel Club, não exija essa cirurgia para a apresentar o cão, estilos específicos são exigidos se a cirurgia for feita. Assim, há uma definição entre cortes de animais de concurso e cortes de animais de estimação, no qual o primeiro é realizado sob normas rigorosas e podem possuir muitas formas diferentes. Cada raça possuirá seu próprio estilo padrão.

Cirurgia de corte

A cirurgia é feita geralmente nos filhotes de seis a 12 semanas de idade. O procedimento envolve cortar as orelhas pela metade ou aparar uma parte e depois colocada em posição vertical com uma atadura, uma estrutura de espuma ou alumínio durante algumas semanas.

Um veterinário qualificado muitas vezes se recusa em fazer a cirurgia após 12 semanas, devido as altas taxas de falha. A cirurgia apenas dá forma às orelhas, a cartilagem determinará se elas permanecerão eretas. Segundo Claws & Paws Veterinary Hospital, em Pearland, Texas, a cartilagem de um filhotinho é mais fácil de "treinar" do que a de um cão mais velho.

Cuidados pós operatórios

Um bom veterinário irá realizar este procedimento com seriedade e indicará um tratamento pós operatório para seu cão. O tempo de recuperação é por volta de 21 dias e deve-se fazer um curativo nas orelhas e mantê-las limpas e eretas. O cão será mantido com remédios anti-inflamatórios, sedativos e antibióticos. Se for necessário um novo curativo, você deverá levá-lo a um consultório, pois um curativo mal feito pode cortar a circulação sanguínea ou até mesmo matar o tecido, explica a Claws & Paws.

Cosiderações

Não é necessário cortar as orelhas de nenhum cão, nem mesmo para um concurso de cães no American Kennel Club, que é um dos mais conceituados do mundo. Se você quiser cortar as orelhas do seu cão, monitore os níveis de dor, esteja atento a possíveis complicações, como dermatite úmida, irritação da pele secundária ao colocar o curativo, infecção nas orelhas, cicatrização e imunossupressão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article