Estilos de cirurgia nas orelhas caninas

Escrito por elizabeth jennings | Traduzido por camila marques dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos de cirurgia nas orelhas caninas
O corte de orelha é uma cirurgia estética que faz com que as orelhas fiquem retas (dogue image by Tadzio from Fotolia.com)

O corte de orelha é uma cirurgia estética, habitualmente realizada em cães de raça para alcançar uma aparência padrão. O corte faz com que as orelhas fiquem retas e o estilos irão variar dependendo da raça e do propósito da cirurgia. Geralmente, as raças que cortam as orelhas são terries, pinschers, schnauzers, boxers, dogue alemão e mastiffs.

Outras pessoas estão lendo

Estilos

Os estilos de cortes são simplesmente longo ou curto, apesar de serem conhecidos por muitos nomes. O estilo "rottweiler", ou "militar", é um termo frequentemente usado para o corte curto e "doberman" descreve o corte longo. Segundo Spear-Bar Kennels, em Tucson, Arizona, o corte longo é realizado na segunda junta da orelha e o corte curto é realizado na primeira, mas existem muitas variações dessas categorias.

Propósito

O corte é um procedimento estético. Porém, diferentes estilos são usados para diferentes propósitos. Embora o American Kennel Club, não exija essa cirurgia para a apresentar o cão, estilos específicos são exigidos se a cirurgia for feita. Assim, há uma definição entre cortes de animais de concurso e cortes de animais de estimação, no qual o primeiro é realizado sob normas rigorosas e podem possuir muitas formas diferentes. Cada raça possuirá seu próprio estilo padrão.

Cirurgia de corte

A cirurgia é feita geralmente nos filhotes de seis a 12 semanas de idade. O procedimento envolve cortar as orelhas pela metade ou aparar uma parte e depois colocada em posição vertical com uma atadura, uma estrutura de espuma ou alumínio durante algumas semanas.

Um veterinário qualificado muitas vezes se recusa em fazer a cirurgia após 12 semanas, devido as altas taxas de falha. A cirurgia apenas dá forma às orelhas, a cartilagem determinará se elas permanecerão eretas. Segundo Claws & Paws Veterinary Hospital, em Pearland, Texas, a cartilagem de um filhotinho é mais fácil de "treinar" do que a de um cão mais velho.

Cuidados pós operatórios

Um bom veterinário irá realizar este procedimento com seriedade e indicará um tratamento pós operatório para seu cão. O tempo de recuperação é por volta de 21 dias e deve-se fazer um curativo nas orelhas e mantê-las limpas e eretas. O cão será mantido com remédios anti-inflamatórios, sedativos e antibióticos. Se for necessário um novo curativo, você deverá levá-lo a um consultório, pois um curativo mal feito pode cortar a circulação sanguínea ou até mesmo matar o tecido, explica a Claws & Paws.

Cosiderações

Não é necessário cortar as orelhas de nenhum cão, nem mesmo para um concurso de cães no American Kennel Club, que é um dos mais conceituados do mundo. Se você quiser cortar as orelhas do seu cão, monitore os níveis de dor, esteja atento a possíveis complicações, como dermatite úmida, irritação da pele secundária ao colocar o curativo, infecção nas orelhas, cicatrização e imunossupressão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível