Estilos e estruturas de liderança

Escrito por claudia sinclair | Traduzido por andré prata
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos e estruturas de liderança
Os líderes militares usam primariamente o estilo de liderança autoritário (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

Os estilos de liderança têm sido pesquisados ​​e identificados por muitos anos. Vários estilos refletem as diferentes mentalidades e personalidades dos líderes, tais como orientado a tarefa, bem apessoado ou militante. Os líderes bem sucedidos aprendem a adquirir características de vários estilos de liderança, permitindo-os se adaptar a diferentes situações com funcionários e colegas.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura

A estrutura é uma das duas formas mais básicas de estilos de liderança. O estilo de estrutura se refere a um líder orientado a tarefa que acredita em motivar seus funcionários reiterando as metas e focando nas tarefas para atingir o resultado final desejado. Este líder pode inicialmente intimidar alguns funcionários, causando uma falta de lealdade. Os funcionários podem visualizar este líder como "latindo" ordens a eles.

Consideração

A consideração é o segundo dos dois estilos mais básicos. Ela é um estilo de liderança orientado nas pessoas. Um gerente que utiliza este estilo concentra-se nas necessidades dos funcionários e desejos. Eles acreditam que os funcionários serão mais produtivos através da interação pessoal com a liderança. Os funcionários tendem a manter um senso de lealdade para com um líder que tenha um interesse pessoal em suas vidas pessoais e profissionais.

Autocrático

A liderança autocrática é também conhecida como o estilo autoritário de liderança. Este estilo refere-se aos subordinados que recebem um objetivo de seu líder, e que este líder comande a maneira exata que ele será realizado. Este estilo de liderança é comparável a um estilo militante. O líder não oferece espaço para comentários ou sugestões. Este estilo só é eficaz quando o líder tem a informação pertinente para atingir a meta e os subordinados não requerem o uso de suas ideias para motivá-los.

Participativo

A liderança participativa é também conhecida como liderança democrática. Este estilo envolve os subordinados no processo de tomada de decisão. O gerente ou líder irá identificar quais funcionários têm um conjunto de habilidades que podem contribuir para o planejamento do projeto. O líder também pode pedir a um funcionário sugestões para incentivar o funcionário a ser assertivo ou pensar "fora da caixa". Este estilo permite que o líder receba sugestões e ideias dos funcionários experientes, mas ainda tem a decisão final.

Delegativa

A liderança delegativa, também conhecida como laissez-faire ou estilo livre de curso, conta com a menor participação do líder. O líder utilizando este estilo delega aos funcionários todos os aspectos do planejamento de um projeto. O líder deve ter total confiança de que os funcionários serão capazes de lidar com o objetivo por conta própria. O líder delegativo é responsabilizado pelo trabalho feito, de modo que este estilo não é uma forma de ignorar a responsabilidade.

Carismático

A liderança carismática é um estilo que é mantido através de entusiasmo contagiante. Os subordinados desse tipo de liderança são "encantados" com a personalidade do líder. Este estilo de liderança é visto com mais frequência nos políticos. Eles são capazes de manter a atenção de um grupo com uma personalidade extrovertida. O líder que usa esse estilo muitas vezes está observando as pessoas e suas reações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível