Os estilos de roupas usadas no século XIX

Escrito por chandler jarrell | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os estilos de roupas usadas no século XIX
Um conjunto de esporas era uma parte crucial de uma roupa de vaqueiro (Pair of rusty spurs image by rider from Fotolia.com)

Uma das eras mais nostálgicas do folclore americano é o do Velho Oeste, do século XIX. Esta foi a época e o lugar repletos de personagens memoráveis, que incluem o vaqueiro, a mulher pioneira, o assaltante de trem e o índio americano, cada um com seu próprio estilo.

Outras pessoas estão lendo

Vaqueiro

O vaqueiro foi sem dúvida um personagem fundamental, e ao contrário de muitos outros personagens conhecidos do Velho Oeste, eles ainda existem, embora o traje não seja o mesmo que era no século XIX. Em primeiro lugar e acima de tudo, roupas de vaqueiros foram feitas para serem práticas, como as calças de couro grossas que usavam para proteger as pernas de galhos, espinhos e animais indisciplinados. Os famosos chapéus que usavam foram projetados para terem abas baixas com o intuito de bloquear o sol quente e eram feitas de material mais grosso para suportar chuvas pesadas. As bandanas eram usadas para proteger o nariz e a boca da poeira, e claro, as botas de couro tinham que ter esporas grandes na parte traseira para ajudar o vaqueiro a controlar seu cavalo.

Mulher pioneira

Outro personagem que definiu o Velho Oeste foi a mulher pioneira. Essas mulheres viveram vidas difíceis, muitas vezes ao ar livre, e usar a alta moda da época não era uma opção, contudo, elas tinham um estilo característico de se vestir. Elas usavam vestidos até o chão, muitas vezes feitos de materiais duráveis como o algodão ou a lã, sobre roupas íntimas, como uma camisa ou espartilho feitos de materiais mais leves. Havia também o bonnet, um acessório típico cristão, mas que também ajudava a bloquear o sol quando as mulheres estavam trabalhando nos campos e assim como os homens, ela usava bandanas em torno do pescoço.

Ladrão de trem

O ladrão de trem, um criminoso que está quase extinto, era uma ameaça constante ao longo do Oeste. Alguns dos mais famosos ladrões de trem foram Jesse James, Bill Miner e Butch Cassidy. Embora à primeira vista pareça, que diferente dos vaqueiros, esses personagens não tinham um estilo de se vestir, eles usavam algumas roupas práticas. Primeiro e mais importante era o lenço usado ao redor do rosto e nariz, não só para disfarçar a identidade do ladrão, mas para proteger seu rosto de pólvora e poeira enquanto cavalgava. O chapéu de aba baixa que usava servia para esconder seu rosto e igualmente importante era o cinto de couro resistente e com bolsas anexadas para segurar as armas, munições e fruto do roubo.

Índio americano

Apesar do índio americano sempre ter usado o mesmo tipo de roupa durante céculos, no século XIX, o estilo de se vestir foi uma influência importante sobre os pioneiros, como os mocassins, um sapato tradicional feito de camurça e que se tornou popular em todo o país, não só pelo seu design, mas por sua durabilidade. Acessórios de contas também eram uma parte importante da vestimenta do índio, elas enfeitavam tudo desde a cabeça até o pescoço e os cintos feitos com mesmo material, conhecidos como cintos de conchas, foram itens muito procurados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível