A roupa de Cleópatra na Antiguidade

Escrito por ariel schaub | Traduzido por cristina moreira sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A roupa de Cleópatra na Antiguidade
Hollywood criou fantasias espetaculares de Cleópatra (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Embora Cleópatra seja a mais famosa rainha egípcia, sua ascendência não era egípcia. Ela descendia de Ptolomeu, general de Alexandre, o Grande. Após a morte de Alexandre, Ptolomeu tomou o Egito para si mesmo. Sua família governou por várias centenas de anos. Cleópatra foi a última nesta linha. Ao contrário de seus antecessores, ela falava egípcio e se identificou com a cultura egípcia. Por outro lado, ela teve uma educação clássica grega e seduziu vários romanos poderosos. Sua roupa reflete essas duas culturas que marcaram a sua vida.

Outras pessoas estão lendo

Os Primeiros Anos

Em seus primeiros anos, Cleópatra provavelmente vestia roupas leves egípcias para lidar com o calor. O item básico no guarda-roupa de uma mulher egípcia era uma longa túnica sem mangas de tecido de linho, muitas vezes usada com uma capa transparente sobre os ombros. Era comum os vestidos da nobreza serem bordados com prata, ouro ou fio brilhantemente colorido e cravejado de pérolas. Tintas coloridas em tons de vermelho, amarelo, roxo e verde também foram populares na época de Cleópatra.

Fantasia de Ísis

Quando Cleópatra deu à luz ao filho de César, o evento coincidiu com a festa egípcia de Ísis. Cleópatra aproveitou este momento para criar moedas que mostravam seu filho como o filho de Ísis. Ela também começou a se vestir como a deusa para ocasiões cerimoniais. O traje icônico de Ísis é composto por um vestido de bainha escarlate, amarelo e branco, coberto por um manto iridescente, franjas que envolvem seus ombros e quadris e encontram-se em um nó entre os seios.

Culturas duplas

A decisão de Cleópatra de se vestir como Ísis prova que ela valorizava a roupa como uma forma de aumentar seu prestígio. Uma vez que o seu tempo era dividido entre governar o Egito e relacionar-se com os romanos, ela provavelmente se alternava entre as modas egípcias e greco-romana. Um estilo popular para a realeza egípcia era um plissado, a túnica de estilo sereia chamada kalasiris. Ele cobria o corpo sobre o tronco e os quadris, abrindo-se um pouco abaixo dos joelhos. Esses vestidos, muitas vezes, eram tão decotados que os seios da mulher ficavam nus. Por outro lado, a moda greco-romana era modesta, com um fluido vestido até os tornozelos usados por baixo de um manto comprido.

Acessórios

Retratos e bustos de moedas romanas de Cleópatra retratam o cabelo encaracolado ou trançado em trancinhas e um coque na parte de trás de sua cabeça. Ela, muitas vezes, usava uma fita larga enrolada na cabeça e amarrada nas costas. Ao se vestir como Ísis, ela vestia um cocar elaborado, que podia ter uma coroa de plumas, cobras e de abutres ou uma de flores com espigas de milho e um disco lunar. Cleópatra era conhecida por suas joias extravagantes, especialmente pérolas. Ela também usava maquiagem nos olhos, blush e batom colorido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível