Como estimular o desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança de 2 anos?

Escrito por samantha volz | Traduzido por rosiane goncalves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como estimular o desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança de 2 anos?
A partir dos 2 anos, as crianças desenvolvem a fala e a linguagem de maneira acelerada (child image by Renata Osinska from Fotolia.com)

As crianças vencem uma série de etapas na sua trajetória para aprender a linguagem e a língua, de acordo com o Kids Health Network do Nemours Center for Children's Health Media. O Netowork estima que até a idade de 2 anos, as crianças normalmente sabem e falam no mínimo 50 palavras parcialmente e são capazes de combinar duas palavras, como por exemplo, "bebê chora" ou "papai grande". Crianças nesta idade também conseguem responder a dois comandos associados, como "largue o brinquedo e me traga a xícara". Se você estiver preocupado achando que seu filho não está alcançando as etapas de aprendizado da linguagem, existe uma série de atividades para estimular o desenvolvimento.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Livros de figuras
  • Brinquedos da criança

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comunique-se verbalmente com seu filho o máximo possível. Fale de maneira clara e lenta, utilizando palavras simples, para que a criança tenha chance de ouvir e imitar o que você está dizendo. Converse com a criança sobre assuntos do dia a dia, como o que vai ter para o jantar ou o nome das pessoas nas fotografias em casa. Quanto mais seu filho puder ouvir, mais ele irá imitar.

  2. 2

    Leia livros de figuras para a criança. Como no passo anterior, leia clara e lentamente. Destaque palavras importantes que estão ilustradas nos livros; se você vir a figura de um coelho, repita a palavra várias vezes devagar apontando para a figura. Fazer isto ajudará a criança a associar a figura com a palavra.

  3. 3

    Leia e compartilhe histórias mais complicadas conforme o desenvolvimento da criança progrida. Alterne com canções infantis ou músicas para que a criança aprenda rima e ritmo.

  4. 4

    Faça um jogo de sim ou não com a criança. Faça perguntas do tipo: "Você é um menino? Um cachorro pode voar?". Esta atividade irá desenvolver a capacidade de pensamento crítico para avaliar o que você diz e fornecer a resposta correta.

  5. 5

    Faça perguntas que exijam uma resposta correta, assim ela poderá utilizar o vocabulário que aprendeu para responder. Por exemplo, você pode perguntar: "Você quer vestir a camisa verde ou a camisa azul? Você quer comer uma maçã ou uma banana?". A criança terá uma sensação de independência por estar tomando suas próprias decisões e também irá exercitar o vocabulário que já conhece.

  6. 6

    Coloque objetos familiares ou fotos deles em um caixa. Conforme a criança for tirando os objetos da caixa, peça que ela diga qual o nome do objeto e para que ele serve. Se ela tirar uma bola da caixa, pergunte como se chama o objeto e o que se faz com ele. Isto irá permitir a expansão do vocabulário e a conexão entre objetos e ações.

  7. 7

    Reforce a comunicação falada com seu filho. Mantenha contato visual quando ele falar para mostrar que você se importa com que ele diz. Reaja à comunicação: celebre as respostas certas e repita o que ele disse para demonstrar que você entendeu. Este tipo de reconhecimento irá fortalecer a confiança em sua fala e em sua habilidade de comunicação, encorajando-o a se comunicar cada vez mais.

Dicas & Advertências

  • Se você perceber que seu filhos não está acompanhando as etapas de desenvolvimento esperadas, entre em contato com o pediatra ou com um fonoaudiólogo para uma avaliação e tratamentos adequados.
  • Somente utilize linguagem de bebê quando for estritamente necessário para passar uma mensagem para a criança. Sempre responda com as palavras reais e corretas para que a criança possa associar o som que ela produz com a palavra correta e não estacione na etapa da fala parcial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível