As estratégias que um gerente de projetos utilizada para garantir o sucesso de um projeto

Escrito por alphonse lameck | Traduzido por luiz rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As estratégias que um gerente de projetos utilizada para garantir o sucesso de um projeto
Um gerente de projetos deve possuir grandes qualidades de liderança e excelentes habilidades de comunicação (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A conclusão bem sucedida de um projeto depende muito de como ele é gerenciado. O gerente deve entender os principais objetivos e metas do projeto para que ele execute suas funções de forma eficaz e eficiente. Um gerente de projetos deve possuir grandes qualidades de liderança e excelentes habilidades de comunicação que permitam que ele se relacione e interaja bem com todas as partes interessadas de um projeto.

Outras pessoas estão lendo

Planejamento adequado e organização

O gerente deve preparar um plano do fluxo de trabalho detalhado para todo o período do projeto antes de iniciá-lo. Isto é feito através da preparação de um cronograma de trabalho para todas as tarefas do projeto. Os gerentes de projetos devem garantir que os recursos estejam disponíveis, sejam adequados e estejam devidamente alocados para cada tarefa. Ele deve garantir que a equipe do projeto seja composta de pessoas qualificadas para cada uma das funções. Cada membro da equipe deve ter um papel claramente definido e deve ser responsável por seu trabalho.

Monitoramento e controle

Os recursos disponíveis precisam ser efetivamente alocados de acordo com estimativas orçadas. Os gerentes de projetos podem usar software de gestão para ajudar no planejamento de recursos, controlar custos e acompanhar o andamento de todo o projeto. O gerente deve garantir que a qualidade seja conseguida através da realização de supervisão de rotina em tarefas sendo executadas. Os prazos devem ser respeitados e os custos devem ser devidamente autorizados e dentro dos níveis orçamentados. Quaisquer problemas detectados no decorrer do projeto devem ser resolvidos imediatamente.

Gestão de Risco

O plano de gestão de risco deve ser criado antes do início do projeto. O gerente do projeto deve realizar uma sessão de brainstorming com a equipe para identificar todos os riscos que o projeto pode encontrar. O plano de gestão de riscos deve detalhar as medidas a ser tomadas para prevenir e controlar os riscos identificados. O plano também deve conter as medidas e processos a ser tomados para reduzir o impacto e a gravidade dos riscos, se eles ocorrerem.

Motivação

Membros da equipe do projeto devem ser motivados para garantir que eles exerçam suas funções de forma eficaz e eficiente. O gerente deve garantir que os membros da equipe se sintam valorizados e parte do projeto através do reconhecimento de sua colaboração e complementação e recompensando-os. Ele deve usar as habilidades interpessoais para comunicar-se de forma eficaz e nutrir relações de trabalho profissionais com todas as partes interessadas no projeto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível