Como estudar e se lembrar de tudo

Escrito por sarah nyako | Traduzido por vanessa arnaud
Como estudar e se lembrar de tudo

Experimente várias técnicas de aprendizagem para determinar a que funciona melhor para você

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Bons hábitos de estudo não têm preço. Eles são úteis no colégio, na carreira e na vida em geral. Uma parte importante dos bons hábitos de estudo é a capacidade de armazenar tudo o que está sendo aprendido na memória. Não é suficiente entender um assunto se você não puder recorrer a informação quando precisar. Felizmente, uma boa memória é algo que, mesmo se não tiver nascido com ela, poderá ser alcançada através de alguns passos que serão capazes de elevar a quantidade de informação que guardamos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Planeje-se para conseguir tempo o suficiente para estudar. É importante dar ao cérebro tempo para absorver aquilo que está sendo aprendido. Você talvez tenha que fazer várias tentativas antes de compreender conceitos mais complexos. Todos os conteúdos, dos mais simples aos mais complicados, deverão ser revisados para garantir que não se esqueça deles. Tenha uma ideia daquilo que precisa aprender e estabeleça metas.

  2. 2

    Reescreva as informações com suas próprias palavras. Fica mais fácil entender e relembrar conceitos que estão explicados na linguagem que é natural para você. Reescreva aquilo que for importante e crie tópicos. Eles ajudarão a enquadrar o conteúdo que está sendo estudado em um método organizacional adequado para sua compreensão. Por exemplo, seu livro pode trazer um capítulo em ordem cronológica, enquanto você compreenderá melhor se agrupar os fatos por temas. O ato de escrever ajudará a armazenar as informações na memória.

  3. 3

    Quebre os conteúdos em partes. Conforme trabalhar em um assunto, estude uma ou duas coisas novas por vez. Depois de ter entendido completamente o assunto, pratique, e só depois siga em frente. Isto é muito importante para matérias como matemática, que se constroe continuamente sobre conhecimentos prévios. Também é importante para matérias com conceitos que não são dependentes um do outro, simplesmente porque será mais fácil aprender as coisas aos poucos do que tentar assimilar muitas informações de uma vez.

  4. 4

    Estude enquanto estiver alerta. É difícil entender e absorver informações quando se está sob privação de sono e cansaço mental. Planeje as sessões de estudo para a parte do dia em que estiver mais disposto, pois assim será mais fácil de se concentrar. Limite distrações como televisão e mensagens instantâneas. Muitas pessoas acham bom ouvir músicas durante os estudos, desde que seja uma música conhecida e agradável - o cérebro tende a se concentrar mais em uma música nova, competindo pela atenção com os estudos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media