Mais
×

Etiqueta para redes sociais

Getty Images

Introdução

Estudos mostram que o brasileiro é um dos povos que passa mais tempo nas redes sociais. Cerca de um terço dos momentos que estamos na internet é gasto navegando em sites como Facebook, Twitter, Ask.fm ou Youtube, entre outros. Os internautas do Brasil adoram compartilhar piadas, fotos engraçadas, poesias e vídeos. Só no Facebook somos o segundo país em número de usuários, 44 milhões no total, perdendo apenas para os Estados Unidos. Mas é preciso tomar alguns cuidados para não exagerar na superexposição ou na inconveniência de certos posts. Conheça aqui algumas regras de comportamento para não fazer feio nas redes sociais.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Não publique coisas em excesso

Nem todas as pessoas estão sempre conectadas às redes sociais para acompanhar suas postagens em tempo real. Sendo assim é necessário prestar atenção em quantas vezes você publica nesses sites. Lembre-se que uma rede social é composta por pessoas e instituições diferentes, por isso evite monopolizar as conversas. Entre seus contatos estão amigos, parentes mais velhos e colegas de outras idades que nem sempre possuem os mesmos gostos que você. Ao postar demais, as pessoas começam a prestar menos atenção ao que você diz.

Michael Turek/Photodisc/Getty Images

Poste coisas com conteúdo

Motivados pelo tédio ou falta de criatividade, alguns usuários costumam postar coisas totalmente irrelevantes, que não têm o mínimo interesse para os outros contatos. Lembre-se das postagens que você fez e ninguém deu bola: provavelmente foi porque elas eram insignificantes. Para evitar isso, poste somente assuntos atuais e com uma mínima relevância. Fuja dos comentários referentes ao clima, reclamando da chuva ou do calor excessivo. Da mesma forma, evite publicar fotos do seu almoço ou frases que apenas comemoram a chegada do fim de semana. Você consegue ser mais interessante do que isso!

Jochen Sand/Photodisc/Getty Images

Evite detalhes da sua vida pessoal

Quando algo é publicado em uma rede social fica disponível para várias pessoas verem e, muitas vezes, interpretarem da sua própria maneira. Pode parecer algo óbvio, mas não custa lembrar esse detalhe para que os usuários evitem escrever coisas íntimas relativas à sua vida pessoal. Guarde esse tipo de comentário somente para os amigos mais próximos. O compartilhamento de fotos e dados da sua vida pessoal é também uma forma de segurança. São cada vez mais comuns os casos em que criminosos buscam informações sobre pessoas ou residências na internet. Previna-se!

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Rede social não é muro das lamentações

Muita gente, quando leva um fora ou está passando por uma situação difícil, acaba usando as redes sociais como uma válvula de escape. De uma hora para outra aparecem postagens de poesias tristes, músicas depressivas, indiretas para amores do passado e reclamações sobre como a vida é dura. Além de expor sua intimidade, esse tipo de publicação pode desgastar sua imagem com seus amigos virtuais. Caso esteja triste e precise de ajuda, faça isso sem alarde. Assim mal entendidos e situações embaraçosas são facilmente evitadas.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Se beber, não poste

Quando a bebida entra, a verdade sai. O álcool, mesmo em pequenas doses, tem o poder de nos fazer sentir mais poderosos, liberar nossa libido e alterar nossa percepção da realidade. Sendo assim, evite postar qualquer coisa nas redes sociais quando estiver sob efeito de uma bebida alcoólica. Você pode ofender conhecidos, reativar velhos conflitos e se arrepender bastante depois. Uma forma de evitar isso é pedir a ajuda de um amigo. Peça para ele guardar seu smartphone quando forem a alguma festa. Desta maneira a tentação de falar com alguém, postar uma foto ou um texto comprometedor não se transforma num cruel arrependimento posterior.

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Cuidado com fotos comprometedoras

Principalmente entre os jovens, que estão constantemente expostos às novas tecnologias, é muito comum ver fotos comprometedoras em seus perfis nas redes sociais. É importante lembrar que todos seus contatos e muitas vezes desconhecidos podem ter acesso a elas, prejudicando bastante sua imagem. Evite postar fotos de pessoas alcoolizadas ou fazendo alguma brincadeira desagradável. Além de causar problemas para você e para os contatos relacionados à fotos, é possível que isso prejudique também sua vida profissional. Muitos consultores de recursos humanos usam as redes sociais para avaliar candidatos e fotos comprometedoras certamente não transmitem uma imagem positiva.

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Não à ostentação

Fotos ao lado de carros luxuosos, notas de dinheiro, roupas caras, joias e artefatos de ouro ficam legais somente em perfis de rappers ou celebridades. Quando um usuário comum posta algo assim, ainda mais quando todos sabem que a situação financeira que ele vive não é bem essa, beira o ridículo. Preocupe-se em ser inteligente e postar informações interessantes ao invés de forjar uma realidade que não é a sua. Lembre-se que dessa maneira você não impressiona ninguém, mas sim acaba fazendo um papelão ao tentar parecer algo que não é.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Não marque fotos sem autorização

Lembre-se que quando você marca alguém numa foto, essa imagem aparece também no perfil da pessoa marcada para que todos os contatos dela vejam. Seu amigo pode não concordar com isso, seja porque ele não gostou de como está na foto ou por ela revelar algo que ele não queira tornar público. Para evitar complicações, antes de marcar um contato peça sua autorização. Assim você não cria problemas desnecessários com as pessoas que mais gosta.

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Bom senso ao postar fotos

Alguns tipos de fotos devem ser guardados só para a família ou os amigos mais chegados, por isso pense muito bem antes de subir uma imagem sua numa rede social e compartilhá-la com seus contatos. Fotos de biquini ou sunga que revelam partes demais do corpo devem ser evitadas, pois há o risco delas serem usadas em montagens e ofensas. Rede social também não é lugar de imagens de momentos muito íntimos, que podem causar um escândalo e prejudicar bastante os envolvidos. Compartilhar fotos de armas não é recomendado, pois pode complicar você ou seus responsáveis criminalmente.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Compartilhar perfil é cafona

Os casais mais apaixonados muitas vezes fazem um perfil único para os dois nas redes sociais. O que pode parecer uma prova de amor na verdade pode se tornar um problema sério de privacidade. Cada membro do casal pode e deve ter um mínimo de individualidade, trocar fotos e mensagens com seus amigos livremente sem precisar prestar contas para o parceiro. Um perfil compartilhado de casal causa confusão também aos outros contatos, que nunca sabem com quem afinal estão falando. Ao mandar uma mensagem não dá para saber qual dos dois vai ler ou responder, o que pode provocar mal-entendidos e saias-justas.