×
Loading ...

Como evitar que a hortelã murche

Atualizado em 17 abril, 2017

A hortelã fresca tem um aroma que quase todo mundo gosta, pois invoca lembranças relacionadas a balas de menta e à infância. A hortelã também tem sido usada ao longo dos séculos em remédios holísticos, como para aliviar problemas estomacais. Porém, como qualquer outra erva fresca, ela murcha facilmente, deixando suas belas folhas menos atraentes em decorações e bebidas. Entretanto, não se preocupe com a possibilidade da hortelã murchar em suas receitas. Existem algumas técnicas úteis para atrasar o processo.

Instruções

Folhas de hortelã fresca tornam uma decoração deliciosa e atraente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Colha três ou quatro ramos de hortelã cortando os caules perto da terra. Caso não cultive a planta em casa, compre de três a quatro ramos. A quantidade a ser cortada ou comprada dependerá do número de folhas de que vai precisar.

    Loading...
  2. Mergulhe os ramos de hortelã em uma tigela com água fria o mais cedo possível. Coloque a tigela na pia, embaixo de um fluxo suave de água fria. Com as mãos, gire gentilmente os ramos para remover a sujeira ou os insetos. Jogue a água fria fora e encha a tigela novamente. Repita até que a hortelã pareça limpa o suficiente para ser consumida.

  3. Remova os ramos de hortelã da água fria e enrole-os em toalhas de papel até quase secarem. Deixe os ramos secando ao vento por no máximo dez minutos para remover qualquer resto de água acumulada. A hortelã poderá começar a desidratar se você deixá-la exposta ao ar por mais tempo. Se precisa conservá-la por um período de tempo superior a três ou quatro dias, passe para o Passo 5.

  4. Coloque os ramos de hortelã secos entre camadas de toalhas de papel em um recipiente plástico com tampa hermética. Garanta que haja toalhas entre o fundo da vasilha e a hortelã, e sobre ela antes de colocar a tampa. Coloque o recipiente na geladeira. Os ramos de hortelã devem se conservar frescos e sem murchar por três ou quatro dias, ou mais. Passe para o Passo 6.

  5. Coloque os ramos de hortelã secos em um copo ou jarra alta com água fria o suficiente para cobrir não mais do que 5 cm dos caules dos ramos, caso não vá utilizar a hortelã no mesmo dia. Coloque o recipiente na geladeira longe de outros hortifrútis. Cubra as folhas com um saco plástico frouxo. A hortelã deve se manter fresca e sem murchar por pelo menos uma semana. Troque a água diariamente.

  6. Retire as folhas dos ramos puxando-as com as mãos conforme necessário para utilizá-las em decorações, receitas e bebidas. Se a hortelã começar a mostrar sinais de murchamento, remova as folhas boas dos ramos com as mãos e congele-as nas bandejas de gelo. Encha a bandeja com água primeiro, e em seguida, coloque uma folha de hortelã em cada cubo e congele. Os cubos também podem ser feitos logo que as folhas forem colhidas.

Loading...

Dicas

  • A hortelã fresca pode ser encontrada em feiras durante toda a época de plantio.
  • Existem muitas variedades diferentes, como a hortelã-maçã e a hortelã-chocolate. Escolha a variedade com o aroma que achar mais agradável.
  • Sempre remova as folhas dos ramos com as mãos, pois o contato com utensílios de cozinha metálicos fará com que as folhas murchem mais rápido.

Aviso

  • Peça informações para seu médico antes de usar a hortelã regularmente para fins medicinais.

O que você precisa

  • Ramos de hortelã fresca
  • Bandejas de cubos de gelo
  • Tigela grande
  • Toalhas de papel
  • Saco plástico
  • Recipiente de plástico com tampa
  • Geladeira
  • Copo ou jarra alta
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...