Mais
×

Como evitar que um ovo rache durante o cozimento

Atualizado em 21 julho, 2017

Cozinhar um ovo com rachaduras pode estragar sua receita. Os ovos cozidos são encontrados em diversos pratos ao redor do mundo, tais como saladas, farofas e recheios de pizza. Siga estes poucos passos para preparar ovos cozidos perfeitamente.

Instruções

Siga essas dicas para ficar livre das rachaduras nos ovos cozidos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    A temperatura é tudo

  1. Retire os ovos da geladeira e, com uma colher, coloque suavemente dentro da panela de água fria. Deixe ferver. Uma razão para os ovos racharem é a mudança brusca de temperatura. Por isso, colocá-los em água fria permite que eles aqueçam gradualmente. Outra opção é tirar os ovos da geladeira bem antes da hora do cozimento para que eles cheguem na temperatura ambiente. Isso leva de 20 a 30 minutos. Uma maneira mais rápida de fazer isso, porém, é passá-los em água morna. Depois que a água tenha fervido, apague o fogo, cubra os ovos e deixe-os na água para que o processo de cozimento termine. Os ovos começam a se solidificar a 65 °C e a água ferve a 100 °C. Esse excesso de calor deixará os ovos no nível de firmeza que você desejar: gema e clara macias cozinham de três a quatro minutos; claras mais firmes e gemas líquidas levam de cinco a seis minutos; e ovos totalmente cozidos levam de oito a nove minutos. Acrescente mais um minuto a esse tempo se seus ovos forem muito grandes.

    Controlar a temperatura é controlar também a textura dos ovos (Comstock/Comstock/Getty Images)
  2. Use uma panela que deixe espaço suficiente para os ovos cozinharem sem ficarem amontoados. Outro perigo de os ovos ficarem em água fervente é o atrito que eles causam ao ficarem batendo uns contra os outros. Além disso, acrescente água o bastante na panela para cobrir completamente os ovos.

    O espaço e a quantidade de água importam muito na hora do cozimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Use um alfinete ou uma agulha para fazer um pequeno furo na ponta mais larga do ovo. Outra causa comum para que ele rache é o ar que se expande dentro do ovo na hora do cozimento. Um pequeno furo permitirá que esse ar escape.

    Fazer um pequeno furo no ovo é outra opção para que ele não rache (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. Deixe os ovos na geladeira por alguns dias antes de cozinhar. Os ovos frescos são difíceis de descascar, pois a membrana gruda na casca. Retire-os da água quente, coloque-os em uma tigela de água fria para parar o cozimento ou lave-os sob água corrente — ovos frios são mais fáceis de segurar. Comece a descascar na ponta mais larga dele.

    É mais fácil descascar um ovo mais velho do que um fresco (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Dicas

  • Descasque os ovos cozidos sob água corrente fria para facilitar o processo. Utilize ovos mais velhos, de quatro ou cinco dias.

Aviso

  • Acrescente um pouco de vinagre à água para endurecer a clara se o ovo rachar.

O que você precisa

  • Colher
  • Panela
  • Agulha
  • Alfinete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article