Exemplos dos cinco temas da Geografia

Escrito por amarrae | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exemplos dos cinco temas da Geografia
A Geografia vai além do estudo de mapas (world map image by Andrew Brown from Fotolia.com)

Os cinco temas da Geografia são a localização, lugar, interação homem com o meio, movimento e regiões. Estes cinco conceitos ajudam os educadores a explicar como e porquê mapeamos a Terra, além das maneiras como as pessoas afetam e são afetadas por ela. Você pode achar exemplos de cada tema em todo o mundo, ou você pode observar melhor e descobrir exemplos no seu ambiente pessoal. Use exemplos destes cinco temas da geografia para ajudar os estudantes a compreender os conceitos e aplicá-los em suas vidas cotidianas.

Outras pessoas estão lendo

Localização

A localização é dividida em duas partes: localização específica e localização geral. Uma localização específica é um endereço real, como "Avenida Paulista, 1221" ou um conjunto de coordenadas geográficas como "44N58, 93W15". A localização geral descreve onde está um certo lugar em relação a outro, não dando um endereço direto, mas indicando a localização e distâncias relativas do local. Por exemplo, a localização geral de uma certa loja pode ser descrita por: "vinte minutos de carro, próximo ao banco".

Interação do homem com o meio

A interação homem com o meio descreve como as pessoas trabalham juntas e como elas funcionam no ambiente. A interação do homem com o meio é dividida em três áreas-chave: na sua dependência do meio, como nós afetamos o meio e como o meio nos afeta. A dependência mostra as nossas necessidades, como os recursos naturais do ambiente. Nós alteramos o meio, por exemplo, construindo uma estrada em uma área de vida selvagem. O meio também nos impacta; como exemplo, temos as pessoas que vivem em áreas de clima frio que usam casacos no inverno para se proteger.

Lugar

Lugar é uma descrição e não uma localização. O tema lugar é dividido em duas categorias: diferenças humanas e diferenças físicas. As diferenças humanas são as maneiras pelas quais as pessoas mudam e desenvolvem o lugar, podendo causar mudanças concretas, como construções, ou mudanças culturais. As diferenças físicas descrevem as maneiras como partes do mundo são caracteristicamente diferente das outras; por exemplo, alguns lugares têm montanhas enquanto outros têm desertos.

Regiões

Cada região tem características específicas. Existem três tipos de região: governamental, funcional e geral. As regiões governamentais são formalmente e politicamente definidas, por exemplo, o Brasil é uma região, assim como a União Européia e a cidade de São Paulo. Uma região funcional apresenta serviços específicos para aquela área, por exemplo, distritos escolares são regiões funcionais. Regiões gerais são normalmente classificadas por termos amplos, como por exemplo, diferentes regiões dos Brasil são classificadas como Sul, Nordeste e por aí em diante.

Movimento

Movimento é a maneira como as pessoas transitam de lugar para lugar, circulam informação, trocam bens e serviços e compartilham ideias. A maneira como o alimento viaja até a loja de conveniência ou como as pessoas viajam de um lugar para o outro, são ambos exemplos de movimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível