×
Loading ...

Como fazer um exercício de escuta ativa

Em aulas de comunicação, os alunos normalmente executam exercícios de escuta ativa. Às vezes, os empregadores podem organizar exercícios como esses para os funcionários para ensiná-los a interagir com os clientes e a trabalhar em equipe. A escuta ativa enfatiza a compreensão, em vez da audição. O exercício típico de habilidades de escuta ativa envolve ao menos duas pessoas, uma que fala e outra que escuta. A pessoa que escuta toma notas.

Instruções

As expressões faciais mostram se você está interessado ou não (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)
  1. Dê ao locutor a sua total atenção. Isso significa sentar-se em sua cadeira, inclinado para a frente, mantendo contato ocular e balançando a cabeça, quando apropriado. Os ouvintes ativos mostram que estão ouvindo. Quanto mais esforço você colocar na escuta, mais provável é que você preste atenção no que está sendo dito.

    Loading...
  2. Reaja com pistas verbais apropriadas, como "sim", "sério?" ou "ok". Isso demonstra ao locutor que você está acompanhando o que ele está dizendo. Para saber quando dizer essas frases, é preciso estar atento.

  3. Peça esclarecimentos, quando necessário. Peça ao locutor para repetir um ponto que você perdeu. Parafraseie uma ideia com suas próprias palavras para se certificar de que entendeu. Isso também demonstra ao locutor que ele tem toda a sua atenção.

  4. Tome notas enquanto escuta. Anote a ideia geral expressa, bem como quaisquer outros pontos importantes. Anote as perguntas que quer fazer quando o locutor fizer uma pausa ou sublinhe uma declaração que você não entendeu. Interprete o que ouve conforme a progressão da fala.

  5. Inverta os papéis com o seu parceiro e tome a sua vez de falar enquanto ele escuta.

Loading...

Dicas

  • Embora você queira mostrar ao seu locutor que está prestando atenção ao responder ao que ele está dizendo, tenha cuidado para não interromper ou cortar o seu raciocínio. Lembre-se: sua principal função é deixá-lo falar.

Referências

Loading ...
Loading ...