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Exercício mais seguro para hérnia de disco em L5-S1

Atualizado em 18 julho, 2017

A hérnia de disco em L5 e S1 pode ocorrer quando cargas excessivas são colocados sobre as vértebras. É comum aparecer com dor lombar que pode ou não irradiar para a parte de trás de uma das pernas. O tratamento geralmente é conservador, envolvendo um curto período de repouso, analgésicos e terapia física. No entanto, se seus sintomas não melhorarem, o médico pode optar por fazer mais testes para avaliar causas mais graves de dor lombar.

Dor nas costas causada por hérnia de disco é um sintoma relativamente comum. Ela pode ser tratada conservadoramente com fisioterapia (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)

Sobre hérnia de disco

Os discos intervertebrais são estruturas que se encontram entre as vértebras que ajudam a prendê-las umas às outras e proporcionar uma almofada para absorver as cargas ao saltar e girar. De acordo com os cirurgiões ortopédicos Craig Humphreys e Eck Jason, ao longo do tempo, como resultado do estresse ou apenas a partir de desgaste normal, esses discos podem degenera, e a porção interna do disco, o anel pulposo, pode herniar para a região à sua volta ocupada pela medula espinal. Isso provoca dor e sensação alterada nas regiões do corpo inervadas por essa porção do medula. Hérnia de disco entre as vértebras L5 e S1 são uma das causas mais comuns de dor lombar.

Opções de tratamento

De acordo com Anthony Lucas e C. Benjamin Ma em "Current Medical Disease and Treatment", a abordagem de primeira linha geral para o tratamento de uma hérnia de disco envolve até dois dias de cama -- mais tempo não ajuda na recuperação -- acompanhados por anti-inflamatórios não esteroidais, como o ibuprofeno ou naproxeno, e fisioterapia.

Exercícios recomendados

Exercícios para uma hérnia de disco devem se concentrar na estabilização do núcleo, diz Humphreys e Eck. Os alongamentos para as costas McKenzie são um conjunto específico de movimentos que pode ajudar a melhorar os sintomas de hérnia de disco. Estes envolvem alongamentos que estendem as costas (por exemplo, levantar-se e inclinando-se para trás) e flexione-a de volta (por exemplo, inclinando para frente lentamente, como se estivesse indo tocar os dedos dos pés). A estabilização do núcleo é obtida através do fortalecimento dos músculos abdominais e dos músculos inferiores das costas, fazendo abdominais e treinamento de resistência com pesos. A melhor maneira de aprender esses exercícios é entrando em contato com um fisioterapeuta.

Exercícios não recomendados

Embora muitas pessoas com dor lombar devido à hérnia de disco irão retornar em pleno funcionamento com a terapêutica adequada, deve-se evitar certos exercícios e atividades, enquanto houver sintomas de hérnia. De acordo com as diretrizes de dor nas costas publicados pela University of Michigan, deve-se evitar exercícios que colocam muita pressão sobre a região lombar, tais como levantamento de peso de alta intensidade e atividades de contato, como futebol e hóquei no gelo.

Quando o exercício falha

Conforme detalhado no "Current Medical Diagnosis" se a dor resultante de hérnia de disco persiste por mais de seis semanas, se for acompanhada por uma disfunção neurológica progressiva (por exemplo, piora progressivamente e dor que irradia para a parte de trás de suas pernas, ou perda de continência da bexiga e do intestino) ou se for acompanhada de sudorese noturna, perda de peso ou dor severa em repouso, procure assistência profissional, já que estes são sinais de alerta para algo sério.

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