Exercícios para aliviar a dor na região lombar

Escrito por ken kashubara | Traduzido por helmir soares
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Exercícios para aliviar a dor na região lombar
Exercícios para aliviar a dor na região lombar (Bridge; photos by Lisa Lauer)

Os problemas da lombar são uma das dores mais dolorosas que as pessoas sofrem. A distensão de um músculo pode levar a dor para as pernas, em torno da região pélvica ou até mesmo para as costas. A dor crônica da região lombar pode ser aliviada usando a mecânica corporal correta, o alongamento dos principais músculos corporais e o melhoramento da flexibilidade.

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Mecânica corporal

Uma mecânica corporal correta pode ajudar a fortalecer a região lombar. Pegue itens do chão, mantendo o peso apoiado em suas pernas e tendo o cuidado de manter uma postura corporal certa toda a hora.

Estabilidade dos músculos

Sente-se em cima de uma bola de exercícios todos os dias. Está provado que balançar seu corpo em cima dela beneficia a lombar e alivia a dor das costas.

Maximizar a flexibilidade

Músculos isquiotibais e ancas flexíveis são essenciais para aliviar a dor na região lombar. Músculos flexíveis descartam o estresse da lombar durante os movimentos.

Exercícios para aliviar a dor na região lombar
Maximize a flexibilidade de seu corpo

Exercício abdominal

Um conjunto de exercícios abdominais podem ajudar a aliviar a dor na região lombar. Certifique-se de trabalhar os abdominais inferiores, os músculos transversos e os abdominais superiores, nessa ordem.

Exercícios para aliviar a dor na região lombar
Realize exercícios abdominais diariamente

Supervisão de um profissional

Os benefícios dos exercícios abdominais podem ser maximizados adicionando o treinamento de outros músculos para sua rotina de exercícios. Duas técnicas realizadas na fisioterapia são a ponte e a posição de quatro.

A ponte

A ponte é feita deitando-se de costas com os pés cerca de 15 cm afastados do seu tronco. Coloque pressão nos calcanhares contra o chão e comprima os glúteos, levantando as ancas o mais alto possível (ver foto).

Posição de quatro

A posição de quatro é realizada apoiando as mãos e os joelhos no chão. Mantendo a cabeça para baixo, alongue um dos braços para sua frente o mais longe possível. Ao mesmo tempo que faz esse movimento, alongue a perna oposta ao braço para trás (ver foto).

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