Exercícios e alongamentos para o alívio da dor ciática

Escrito por robin reichert | Traduzido por thiago rey
Exercícios e alongamentos para o alívio da dor ciática
Exercícios e alongamentos são importantes para aliviar dores (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

A dor ciática é um tipo de dor muito específico; está relacionada com a compressão da vértebra dentro de sua coluna, que por sua vez pressiona os nervos, causando dor. Ao fazer exercícios e alongamentos para o nervo ciático, a sua coluna irá expandir e aliviará a pressão no nervo. Músculos fortes e uma coluna vertebral saudável são as chaves para aliviar a dor ciática.

A situação geral

De acordo com o site Lower-back-pain.com, a dor ciática ocorre quando a raiz do seu nervo ciático é espremida, normalmente em torno da coluna vertebral. Isso pode causar uma sensação de dormência ou queimação, formigamento ou dor em qualquer parte das costas, descendo até os pés.

Antes de iniciar qualquer tipo de exercícios, consulte-se com um quiroprático, fisioterapeuta ou um especialista no tratamento de dores no corpo. Sempre faça esse tipo de exercícios com a supervisão de um profissional treinado. Consulte um profissional para ele diagnosticar exatamente o que está causando a sua dor, assim você pode adaptar o seu programa de exercícios de acordo com o que ele disser.

Hérnia de disco

O site Spine-health.com passa exercícios para diferentes tipos de dores ciáticas. Para hérnia de disco: deite-se de bruços, e, em seguida, sustente-se sobre os cotovelos, mantendo o quadril no chão. Inicialmente, fique por 5 segundos na posição e faça 10 repetições. Aumente o tempo, até ficar 30 segundo nessa posição, com o mesmo número de repetições.

Estenose espinhal

Essa doença é parecida com a síndrome do túnel carpal, que é uma constrição dos nervos pelo tecido que fica em volta. No entanto, com estenose espinhal, o estímulo da espinha ocorre nos nervos. Você pode usar um exercício de flexão para ajudar a esticar os músculos da parte inferior das costas. Deite de costas e puxe os joelhos até o peito, o quanto você conseguir, até sentir um alongamento relaxante nas costas, mas não dor. Fique por 30 segundos, relaxe, e repita de 4 a 6 vezes.

Doença degenerativa do disco

Este pode ser um distúrbio particularmente doloroso, dependendo do grau de degeneração da sua coluna vertebral. Um exercício simples para fazer nesse caso é deitar de costas, dobrar os joelhos, pressionar os músculos do estômago e levantar uma perna aproximadamente 10 cm do chão. Então, abaixe essa perna e levante a outra. Faça isso durante 30 segundos e repita duas ou três vezes. Dê um descanso para cada perna de aproximadamente 30 segundos.

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