Exercícios para a coxa com meralgia parestésica

Escrito por lee simmons | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
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Exercícios para a coxa com meralgia parestésica
Exercícios e alongamentos podem prevenir a dor na lateral da coxa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Meralgia parestésica é uma condição caracterizada por dor, formigamento e perda de sensibilidade na frente e na lateral da coxa. Ocorre quando um nervo sensitivo que corre pelos músculos da coxa é comprimido. Roupas e cintos de segurança apertados, gravidez e trauma direto na coxa ou no quadril estão entre as muitas causas da meralgia parestésica. Alguns exercícios podem reduzir e eventualmente prevenir os sintomas.

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Exercícios para o quadril

Reduzir a tensão do quadril, através da melhora da flexibilidade e do ganho de força, é um modo de aliviar os sintomas da meralgia parestésica. Fazer uma ponte consiste em deitar no chão liso, levantando as nádegas e fortalecendo os músculos do glúteo. Extensões de quadril envolvem deitar de bruços e levantar a perna enquanto contrai os glúteos. Abdução de quadris em pé requer ficar em pé enquanto lentamente levanta cada perna para um lado, mantendo o joelho reto. Esses exercícios não devem causar dor.

Alongamentos para o quadril

O músculo quadríceps está localizado próximo ao nervo sensitivo envolvido na meralgia parestésica. Alongar esse músculo pode melhorar a flexibilidade e a força na parte superior da coxa. Um alongamento tradicional do quadril consiste em puxar o calcanhar até as nádegas enquanto fica-se de pé, esticando o comprimento da coxa. Novamente, se sentir dor, o alongamento deve ser interrompido.

Afundo

O afundo fortalece tanto o quadril quanto o músculo quadríceps, prevenindo dor na coxa. Ele começa com você ficando de pé e pisando com um pé para frente, abaixando o corpo até que o joelho oposto toque o chão em um ângulo reto. O exercício pode ser invertido ou então feito com a outra perna.

Faixas de resistência

Exercícios para a coxa mais avançados podem incorporar faixas de resistência para melhorar a flexibilidade e a força. Uma faixa de resistência é envolvida em torno do tornozelo e a sua outra ponta é amarrada em um objeto firme e imóvel. Diversos exercícios podem ser realizados, como estender o quadril para trás e para frente. Eles só devem ser realizados quando você não sentir mais nenhuma dor.

Considerações

Apesar dos exercícios serem importantes na recuperação, a resposta mais imediata à meralgia parestésica deve ser o descanso. Atletas podem tentar diminuir os treinos como uma maneira de manter a forma sem agravar a condição. Perder peso, usar roupas mais largas e, em alguns casos, até receber uma injeção de corticoesteroides também ajudam a reduzir os sintomas.

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