Como aliviar a dor muscular no trapézio

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por marcelo couto
Como aliviar a dor muscular no trapézio

Trapézio

Chrizz Anvandare; Wikimedia; 2005

O trapézio é um par triangular de músculos grandes que se estendem a partir do meio das costas até os ombros e pescoço. Por serem músculos utilizados em inúmeros movimentos (da cabeça, ombros e braços, por exemplo) são propensos a dores e lesões. As mulheres tendem a sentir mais dor nessa região do que os homens. A dor pode ser aliviada através de massagens, gelo, medicação e exercícios.

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Importância

O tratamento para dor no trapézio tem se tornado mais importante desde que as pessoas começaram a usar computadores (estresse por repetição). Além disso, falar ao telefone por muito tempo também pode irritar essa área do corpo. Por causa desse tipo de problema, as pessoas costumam faltar ao trabalho. A dor pode se espalhar para outras regiões, como ombros, cabeça, mandíbula e olhos sendo, muitas vezes, difícil de aliviá-la imediatamente. Um número indeterminado de benefícios previdenciários por incapacidade são concedidos por causa de problemas no trapézio.

Tipos de massagens

Existem cerca de 10 pontos no músculo do trapézio que podem ser massageados para se obter alívio temporário. Esses pontos de pressão se encontram na parte traseira do trapézio superior, a partir dos ombros até o pescoço, e dentro das omoplatas. Pressionar qualquer um desses locais pode fornecer alívio da dor. Uma pessoa pode atingir essas regiões de forma mais fácil ao se deitar de lado e usar a mão oposta para pressioná-las. Deitar sobre uma bola de tênis ou empurrá-la contra a parede com o trapézio também é uma solução para atingi-los diretamente.

Tipos de exercícios

Uma maneira de aliviar a dor nos músculos do trapézio é se exercitar, pois os movimentos auxiliam no aumento do fluxo de sangue, que possui propriedades de cura, na região. Fazer o encolhimento de ombros com halteres leves pode dar força aos músculos. Também é importante desenvolver força muscular nos músculos circundantes, como os deltoides (músculos dos ombros) e da parte superior das costas, pois ajuda a tirar a pressão do trapézio. Levantar halteres leves acima da cabeça, baixá-los até a altura dos ombros, à frente do corpo, pode fortalecer os deltoides. Realizar flexões também podem fortificar os músculos superiores das costas.

Tipos de terapia

Deixar o trapézio descansar e aplicar gelo sobre os músculos pode ajudar a aliviar a dor. O gelo promove a vasoconstrição, minimizando temporariamente o fluxo de sangue na região e, consequentemente, reduzindo a inflamação. É importante utilizar o gelo assim que os sintomas aparecerem, mas somente em intervalos de 20 minutos. O ibuprofeno e outros medicamentos anti-inflamatórios também podem diminuir a inflamação e a dor.

Prevenção e solução

Fazer alongamentos simples regularmente pode ajudar a evitar a dor no trapézio. Encolher os ombros para cima e para baixo é um desses exercícios. Outro alongamento útil é manter os dois braços para cima, como traves de uma goleira de futebol, e fazer um movimento de vai-e-vem.

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