Atividades para linguagem expressiva e receptiva

Ao combinarem músicas com ações, as crianças estabelecem o uso da linguagem e seu significado

singing girl 1 image by Alexey Kuznetsov from Fotolia.com

As atividades para linguagem receptiva e expressiva pretendem ajudar a estabelecer habilidades linguísticas que promovam o amor à língua, à leitura e à comunicação. Essas atividades variam desde a narração de histórias à música, dependendo dos sintomas de cada criança e o prognóstico recomendado. Todos os dias, os exercícios e as brincadeiras possuem um papel importante, ajudando as crianças a alcançarem o sucesso nas habilidades de linguagem.

Mímica

As coreografias permitem que as crianças combinem músicas, canções e os movimentos do corpo enquanto se divertem relacionando a linguagem ao seu significado. Mímica como "Dona Aranha", "Meu amigo sol" e "Meus dedinhos" permitem que a criança use palavras repetidas, o que pode ajudar aquelas que tenham distúrbios na recepção da linguagem ou que tenham problemas em contar novamente uma história ou que, frequentemente, gaguejam para encontrar a palavra correta. A coreografia ajuda, ainda, aqueles que possuem distúrbios com a linguagem expressiva, na pronúncia de palavras que elas podem ter dificuldade.

Técnicas narrativas

A narração é uma atividade vital para a evolução das habilidades linguísticas, tanto para os que têm distúrbios com a linguagem receptiva como para aqueles que apresentam dificuldades com a linguagem expressiva. A narrativa é um dos mais poderosos meios para aumentar o desenvolvimento da linguagem oral. Escutar histórias ajuda as crianças a entenderem o mundo ao redor delas, como se relacionar com ele e como se encaixar nele. Quanto mais animado o narrador estiver com a história, mais animadas as crianças ficarão com ela. Escolha aquelas que sejam cheias de ação e que sejam previsíveis. Histórias para aqueles que possuem dificuldades expressivas e receptivas precisam conter frases repetidas e situações interessantes e previsíveis. A história deve possuir uma mensagem ou moral clara. O contador deve encorajar a interatividade e deve recontar a mesma história várias vezes.

Músicas

As músicas estão disponíveis para quase todas as situações. Elas ajudam as crianças a gostarem da língua de uma forma diferente. Há canções sobre datas comemorativas, sobre a limpeza da sala de aula, sobre mudança de classe, sobre o clima e sobre o alfabeto, dentre outras. A música ajuda a ensinar os conceitos de linguagem para aqueles que possuam distúrbios na linguagem receptiva ou na expressiva. Ela fornece um meio para cada criança expressar a si mesma através da linguagem.

eHow Brasil
×