Exercícios para neuropatia periférica idiopática

Escrito por kay miranda | Traduzido por wanderson andrade
Exercícios para neuropatia periférica idiopática

Exercícios, como a caminhada, podem ajudar a aliviar a dor provocada pela neuropatia periférica

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

A neuropatia periférica idiopática é uma desordem nervosa que afeta as extremidades, como mãos ou pés, causando dormência, formigamento e dor. Não há causa conhecida para a neuropatia idiopática. Outras formas de neuropatia periférica podem ser causadas por doença ou traumatismo dos nervos. A Clínica Mayo recomenda um programa de exercícios desenvolvido por você e seu médico para ajudar a aliviar os sintomas da neuropatia periférica idiopática.

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Objetivo do exercício

Muitas pessoas só veem o exercício como uma forma de construir a força muscular e a saúde cardiovascular, mas se você sofre de neuropatia periférica idiopática, você pode se beneficiar de um programa de exercícios. O exercício melhora a circulação sanguínea através do corpo. As fibras nervosas não são tão vascularizadas como os músculos, o que significa que não recebem o fluxo sanguíneo direto, razão pela qual elas podem demorar mais tempo para se repararem. Elas não recebem os nutrientes do sangue tão prontamente como um músculo ou outro órgão vascular. O exercício aumenta o fluxo sanguíneo, fornecendo, assim, o oxigênio e minerais que as fibras nervosas necessitam para a reparação. Outro benefício do exercício é a melhoria da força muscular, o que reduz os efeitos da neuropatia. Além disso, mantenha um baixo peso, a fim de reduzir o estresse em seus pés e diminuir a dor.

Tipos de exercícios

Os melhores tipos de exercício para alguém que sofre de neuropatia periférica idiopática são aqueles de baixo impacto e o levantamento de peso com pouco peso. Você deve tentar se exercitar por pelo menos meia hora, três vezes por semana. As atividades aquáticas, como hidroginástica ou natação, sustentam o seu corpo e dão resistência aos seus músculos. Andar a pé, de bicicletas ergométricas ou em um aparelho elíptico (também conhecido como X-trainer) pode ser bom para a aeróbica de baixo impacto, mas certifique-se de não estar colocando muito estresse e pressão sobre os seus pés. Você também pode se beneficiar de ioga ou tai chi. Eles são exercícios orientais tradicionais que proporcionam um treino aeróbico enquanto alongam amplamente o seu corpo. Estes são os tipos de exercícios de meditação que incorporam, durante o exercício, a respiração profunda com a visualização. Com o aprendizado dessas técnicas de meditação, você pode aprender a gerir melhor a sua dor.

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